Secretaria de Defesa Civil e Trânsito

Apresentação

A Secretaria de Defesa Civil e Trânsito da Prefeitura de Cantagalo  atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Organizada com a participação da sociedade e do poder público, fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir todas as necessidades dos cidadãos. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais contratados e voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:
Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;
Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;
Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

Endereço e informações para contato

GM – Guarda Municipal de Cantagalo – DITRAN – Diretoria de Trânsito

Rua Prefeito Licínio José Gonçalves, s/nº – Triângulo – CEP 28500-000 - Cantagalo -RJ

Telefone: (22) 2555-4859 – Plantão (emergência): 199 – Guarda Municipal: 153