Distrito de Boa Sorte, em Cantagalo, recebe rede de distribuição de água

**

A Águas do Rio começou a operar os sistemas de saneamento básico nesta segunda-feira(01), mesma data do início da mobilização das obras de extensão de rede de água no distrito de Boa Sorte em Cantagalo, mais precisamente no bairro Santa Cecília. Serão implantados 1.350 metros de extensão da rede de abastecimento, que vai beneficiar 160 famílias. Estiveram presentes visitando a localidade na última semana, o Prefeito Guga de Paula, a vereadora Aline Bernal, e o diretor executivo da Águas do Rio, José Carlos Almeida.

Em função da chuva, a equipe iniciou nesta segunda-feira a sondagem das vias. A previsão é que a obra seja finalizada até o fim deste mês. A obra faz parte de um pacote de investimentos que serão realizados pela Águas do Rio. Durante os próximos cinco anos, a concessionária vai investir mais de R$26 milhões nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Cantagalo.

“Essa obra é um marco na história do saneamento básico de Cantagalo, porque é o pontapé inicial de um longo cronograma de obras que a Águas do Rio vai fazer para universalizar o saneamento básico. O compromisso da empresa é levar água para as famílias, coletar e tratar esgoto. É dar dignidade para todos que são atendidos pela concessionária”, comemorou José Carlos Almeida, diretor executivo da Águas do Rio.

Além de elevar os índices de saneamento básico nos municípios da área de concessão, a Águas do Rio também dispõe de uma série de iniciativas com viés socioambiental. Entre elas está o programa Afluentes, que tem como objetivo promover a integração entre associações de moradores, líderes comunitários e a concessionária, estabelecendo um canal direto com a empresa, promovendo mais agilidade na resolução das demandas sobre os serviços de água e esgoto. Entre os destaques do programa Afluentes estão os encontros periódicos promovidos pela empresa com a presença da diretoria, gerentes e equipe técnica. Além de fazer um balanço dos investimentos e ações desenvolvidas na cidade, as reuniões são uma oportunidade de esclarecer dúvidas, ouvir e oferecer uma resposta às solicitações da comunidade.

Outra importante iniciativa, é o programa ‘Tarifa Social’, que permite com que as famílias de baixa renda tenham um desconto de 50% do valor da tarifa normal. Para aderir ao programa o cliente deve apresentar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência, guia de recolhimento para Previdência Social ou documento equivalente, RG ou documento com foto e CPF, comprovante de inscrição no Cadastro Único e uma fatura de água. Também é necessário preencher três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; fazer parte de algum programa social do governo e ter média de consumo mensal de 10 m³ de água. Já o Saúde Nota 10 leva para as escolas apresentações teatrais e palestras que reforçam a importância do acesso à água e esgoto tratados e o papel do cidadão na preservação dos recursos naturais.

A Águas do Rio é uma concessionária da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento no país, e está comprometida em promover uma revolução no saneamento básico no Estado do Rio, garantindo a universalização dos serviços em 12 anos, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.