Notícias e Informativos

Parceria Sebrae, Prefeitura e Aciacan lança o movimento ‘Compre do Pequeno’ em Cantagalo

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 12/09/2015

Ação, que terá culminância em 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, quer conscientizar consumidor que o melhor negócio é comprar na própria cidade

Cantagalo – O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, através da Sala do Empreendedor, e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), lançou, na noite da última quinta-feira, 9 de setembro, no auditório da Aciacan, no Centro da cidade, o movimento ‘Compre do Pequeno’, que é nacional, mas está ganhando lançamentos não só regionais, mas locais, atendendo às peculiaridades de cada região ou município.

O ponto alto do movimento será o dia 5 de outubro, Dia da Pequena Empresa, criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e, no caso de Cantagalo, ‘Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa e do Desenvolvimento’, criado pela Lei Municipal nº 1.164/2013, que “propõe tratamento diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte estabelecidas no município.”

O lançamento do movimento reuniu microempresários de vários segmentos, que, além de tomarem conhecimento das propostas, assistiram à palestra ‘Como Vencer na Crise’, ministrada pelo consultor Willian Moliari Júnior, além de participação de agentes de desenvolvimento da Prefeitura, que destacaram rapidamente as ações de implantação da Lei Geral no município e as oportunidades surgidas para os pequenos negócios na venda de produtos, bens e serviços para o poder público.

Liderada pelo Sebrae, mas contando com vários parceiros, a ação pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia, principalmente nesse momento de crise enfrentada pelo país. Os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), além de 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).

O movimento do Sebrae em Cantagalo também foi reforçado pelo lançamento da campanha ‘Cantagalo tem de Tudo’, da Aciacan, que quer mobiliar o comércio local quanto à oferta de variedade em todos os segmentos, mas, principalmente, conscientizar o consumidor de que comprar do pequeno negócio local faz girar a economia local, gera emprego, renda e traz desenvolvimento, melhorando a vida de todos.

A Aciacan também quer mexer com o emocional do consumidor, mostrando que é no comércio local que amigos e familiares trabalham e que esses negócios fazem a cidade se tornar melhor e mais progressista. A entidade também aproveitou para já falar na campanha de Natal, que, mais uma vez, dará prêmios a quem prestigiar o comércio da cidade, desta vez com duas motocicletas para sorteio e uma maior quantidade de recursos destinada aos vale-compras, que também destinarão o consumo para as lojas do município.

Encerrando o evento, o Sebrae e os parceiros envolvidos – Prefeitura e Aciacan – anunciaram uma sequência de ações neste mês de setembro, todas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios e de seus funcionários. E tudo começa no dia 17, quando será realizada a palestra ‘Compras Governamentais’. De 21 a 23, serão oferecidas três oficinas: ‘Comunicação e Relacionamento Interpessoal’ (dia 21); ‘Conquistando o Cliente’ (dia 22); e ‘Aumentando suas Vendas’ (dia 23). No dia 28, será oferecida a palestra ‘Falando de Empreendedorismo na Linguagem do Empreendedor’. Essas ações serão no auditório da Aciacan (Rua César Freijanes, 05 – Centro), com três horas de duração cada um – 19h às 22h.

A culminância será no dia 5 de outubro, quando Cantagalo fará uma rodada de negócios envolvendo vários segmentos e marcando o ‘Dia da Micro e Pequena Empresa’. Nesse mesmo dia, os microempreendedores individuais darão início a mais um intensivo do curso SEI (Soluções para o Empreendedor Individual), que se estenderá até o dia 9, também no auditório da Aciacan, com três horas de duração cada dia (19h às 22h). A cada dia, uma oficina específica: ‘SEI Vender’, ‘SEI Comprar’, ‘SEI Controlar meu Dinheiro’, ‘Marketing’, e ‘Aprendendo a Formar o meu Preço’.

Foto: Gilmar Marques

Lançamento do movimento do Sebrae e da campanha da Aciacan mobilizou microempresários de vários segmentos no município

Foto: Gilmar Marques

O consultor Willian Moliari Júnior ministrou a palestra ‘Como Vencer na Crise’