Notícias e Informativos

Merendeiras da rede municipal de ensino participam de capacitação e aula prática do preparo do Arroz Anã de Porto Marinho

 

A Secretaria Municipal de Educação promoveu no último dia 27 de julho, uma capacitação especialmente dedicada às merendeiras da rede municipal de ensino. Em um dia de aprendizado com a nutricionista da Secretaria de Educação, Mônica Lutterbach, equipe técnica da Secretaria, Rosy Paula, Beth Câmara, Suely Reis, Silvia Elaine, Magaly Paula, Marlene Curty e a presença do Assessor de Indústria e Comércio, Vladimir Araújo. Ainda também trazendo a sua experiência no preparo do Arroz Anã de Porto Marinho, a cozinheira Lucilene da Penha Custódio, de Porto Marinho, pode ministrar junto às merendeiras um momento prático de preparo do produto e troca de experiências.

 

Num primeiro momento, a nutricionista da educação, Mônica, pode entregar para as merendeiras, um manual de boas práticas no preparo de alimentos, onde abordou importantes cuidados no preparo alimentar e citando exemplos relacionados a merenda escolar do município.

 

A representante do setor de compras, Rosy Paula, em sua fala pode explicar um pouco de como funciona o chamamento público que adquire os produtos da agricultura familiar no município, e a busca da valorização do agricultor de Cantagalo, que atualmente conta com um recebimento diferenciado por ser local. 

 

“Foi importante passar para as merendeiras do município, que atuam no dia-dia, a importância de valorizar o nosso agricultor, do dinheiro circular dentro do município e além de se conseguir através da agricultura familiar um produto de melhor qualidade para a merenda. Foi um momento importante de estarmos juntos e mais próximo das merendeiras do município.” - Destacou Rosy Paula.

 

Ao final, a cozinheira Lucilene da Penha Custódio, que atua no estabelecimento Venda Antiga em Porto Marinho, pôde passar um pouco de sua experiência na prática do preparo do arroz anã de Porto Marinho. Foram preparados pelas merendeiras tanto o arroz anã na forma tradicional e ainda o arroz anã sendo transformado em “arroz doce”, sendo um sucesso a degustação de ambos pratos por todos presentes.

 

A Secretária de Educação, Hélia Regina Romero Fernandes, parabenizou a equipe técnica e merendeiras pelo dia proveitoso de muito aprendizado e avanço para a inserção do Arroz Anã de Porto Marinho na merenda escolar do município.