Notícias e Informativos

Primeiro evento do “Viver com Saúde” em Cantagalo trabalha prevenção da Hipertensão e do Diabetes e é um grande sucesso com participação da população

 

A manhã desta sexta-feira, 20 de maio, foi a estreia dos eventos destinados ao público do projeto “Viver com Saúde”, que trabalhou neste primeiro encontro a prevenção da hipertensão e do diabetes. O projeto já em vigor, e agora na fase de eventos para população, tem se destacado ainda por ter ofertado ao cantagalense desde o ano passado, um expressivo aumento da oferta de exames e de especialidades médicas.

 

O cidadão que estava passando pela rodoviária municipal na manhã desta sexta-feira, pode participar da excelente estrutura disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, onde era possível passar por uma triagem recebendo orientações sobre uma vida saudável contando com a aferição de pressão arterial, aferição da glicemia capilar e ainda o cálculo do IMC. Os casos onde eram identificadas alterações, foram encaminhados ao atendimento médico no próprio local, e em seguida, caso necessário, recebiam o atendimento junto ao setor de farmácia do município.

 

Outros temas também foram destaque durante o evento, como por exemplo, o combate à dengue, através da orientação da vigilância com informativos. Esteve também presente o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, trabalhando os cuidados em saúde mental junto à população e o combate ao tabagismo. O SAMU, serviço de atendimento móvel de urgência que funciona através do telefone 192, trabalhou orientações sobre situações de emergência relacionados a hipertensão arterial e ao diabetes.

 

Já o setor de saúde bucal, trabalhou com a diabetes e possíveis manifestações, já que pacientes com a doença têm alto risco de desenvolver problemas bucais por conta do descontrole da glicemia e interferência na produção salivar. Este evento contou também com a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que trabalhou identificando cadastros e orientando sobre o programa auxílio Brasil.

 

Seguindo a premissa do atual governo, que busca sempre disponibilizar tais ações aos distritos, o Projeto “Viver com Saúde” com o tema sobre combate à hipertensão arterial e diabetes acontecerá no dia 02 de junho em Floresta, no dia 09 de junho em Boa Sorte, no dia 15 de junho em Euclidelândia e no dia 23 de junho em São Sebastião do Paraíba.

 

O Secretário de Saúde, Márcio Barbas, lembrou que o projeto terá continuidade com outros eventos presenciais trabalhando temas na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis ao longo deste ano.

 

Para o Prefeito Guga de Paula, foi uma enorme satisfação estar junto de sua equipe da saúde nesta manhã de sexta-feira, e relembrou que a saúde básica de Cantagalo hoje é a melhor do Estado do Rio segundo o programa de avaliação PREFAPS divulgado em março deste ano. Aproveitou para parabenizar e agradecer a todos os profissionais de saúde do município pelo empenho e brilhante trabalho desenvolvido.

 

Estiveram presentes ainda a vice-prefeita, Emanuela Teixeira, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jussara Figueira, a secretária de Educação, Hélia Regina Romero, o secretário de Governo, Eduardo Medeiros, o secretário de fazenda, Marcelino de Paula, o secretário de planejamento, Márcio Longo e os vereadores, Matheus Arruda e Eurico Miranda.