Cantagalo realiza I Seminário sobre o panorama da Atenção Psicossocial do Município

Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no último dia 17 de dezembro, o Seminário teve por objetivo apresentar os serviços já desenvolvidos no município em todos os níveis do Sistema Único de Saúde, bem como abrir um amplo debate e levantamento das demandas locais, tais como ações contra o suicídio e automutilação; uso abusivo e precoce de álcool e drogas; uso indiscriminado de psicotrópicos; entre outras.

O Seminário contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Márcio da Silva Barbas; da Coordenadora da Atenção Básica no município, Janaína Guzzo; representando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS),  Irene França; representando a Fundação Pestalozzi de Cantagalo e do Asilo Visconde do Pinheiro, Madalena Bard; representando o Hospital de Cantagalo,  Diovani Duarte.

O Conselho Municipal de Saúde de Cantagalo tem como Presidente, desde outubro de 2021, Aretuza Pires dos Santos Lattanzi, que desde então vem buscando melhorias para fortalecer e desenvolver o mesmo.

A metodologia utilizada no Seminário foi pioneira na região e muito elogiada por Conselheiros Estaduais.
O evento foi finalizado com uma roda de conversa integrativa e intersetorial, envolvendo os palestrantes e todos os presentes.