Notícias e Informativos

Cantagalo é destaque em ranking estadual do programa Previne Brasil

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 08/10/2021
  • Assunto: Saúde

Em relatório divulgado pelo Programa Federal ‘Previne Brasil’, Cantagalo se destaca entre os 8 melhores municípios do Rio de Janeiro.

Por metas alcançadas na Atenção Básica, Cantagalo está entre as cidades fluminenses com melhores  notas no ranking estadual. A boa colocação garante mais verbas federais para investimentos em saúde pública. Os dados foram atualizados na noite desta terça-feira, 05, e estão disponíveis no site do programa Previne Brasil.

O relatório, com base em dados de 2021, aponta que o município ocupa a 8ª posição em relação aos 92 municípios do estado. E em relação aos municípios da região serrana, Cantagalo fica com a primeira colocação.

“O monitoramento desses indicadores permite que gestão municipal e profissionais de saúde avaliem o acesso e a qualidade do trabalho prestado , possibilitando assim a implementação de medidas de aprimoramento das ações na Atenção Primária à Saúde do Município de Cantagalo.” - Explica Janaína Guzzo, Coordenadora da Atenção Básica no Município de Cantagalo

 

Sobre o programa:

O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.