A ação promovida pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde identificou novos casos, realizou a avaliação médica individual e orientou a instituição nas medidas a serem adotadas para cada caso.
Após a identificação do primeiro paciente suspeito de COVID-19, e residente do Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, a equipe do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cantagalo, dirigiu-se prontamente nesta sexta à instituição de acolhimento, onde através de uma busca ativa identificou novos casos de infecção do coronavírus e promoveu ações e medidas protetivas aos acolhidos.
Foi realizada avaliação médica individual de cada usuário com orientações específicas para cada situação clínica encontrada, desde a direcionamentos para unidade hospitalar para melhor abordagem clínica como também isolamento segregado entre pacientes reagentes e pacientes não reagentes. Dos 45 asilados, 34 apresentaram resultado ativo para a doença e, dos 17 funcionários, 13 apresentaram resultado ativo para a doença. Entre os funcionários, foi realizada a orientação de isolamento e acompanhamento individual de cada caso.
“A vulnerabilidade do público idoso, particularmente aqueles que se encontram em instituições de longa permanência, como no caso do asilo, nos preocupa muito e portanto esta ação da vigilância epidemiológica teve o objetivo de identificar e orientar o mais breve possível quanto às medidas em relação à infecção pelo coronavírus.” - Destacou o Secretário Márcio Barbas.
Dos casos identificados, apenas um paciente por ser recém acolhido conta apenas com a primeira dose, um com esquema possivelmente completo a ser confirmado pela ILPI(Instituição de Longa Permanência de Idosos) e todos os demais já receberam as duas doses da vacina contra o coronavírus. Neste momento o panorama clínico da instituição apresenta 5 pacientes asilados que estão internados no hospital de Cantagalo e outros 29 seguem sendo monitorados em isolamento na própria unidade.