Notícias e Informativos

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Cantagalo em funcionamento em meio a pandemia

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares.

 

Como é de conhecimento de todos, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cantagalo sempre ofertou para seus usuários encontros, orientações, oficinas, passeios e muito mais. 

 

Cantagalo sempre foi referência no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tendo uma grande adesão no município. Entre as oficinas ofertadas antes da pandemia estavam: Dança, Ginástica, Terapia Ocupacional, Artesanato, Canto, Teclado, Teatro, Manicure, entre outras.

 

Devido a pandemia, as atividades presenciais foram interrompidas e os facilitadores e usuários tiveram que se adequar ao novo cenário mundial. 

 

Felizmente em conjunto, os funcionários da Assistência a pedido da Secretária Municipal de Assistência Social Jussara Figueira de Paula, reuniram-se no início deste ano para traçar uma nova forma de trabalho sem perder a qualidade do serviço e a proximidade com a população. 

 

As primeiras oficinas a funcionar de maneira remota foram as de artesanato onde os instrutores montam um kit para que o trabalho possa ser executado em casa com orientações remotas via videochamadas e grupos de whatsapp criados exclusivamente para este fim. 

 

Nestes kits além do material de artesanato vai também um passo a passo de execução e uma cartilha com temas a serem trabalhados através dos grupos pela orientadora social. Dessa forma podemos  garantir a socialização dos participantes do serviço e tornar o momento em que estamos vivendo um pouco mais leve.

 

Além das oficinas de artesanato a distância, foi firmada também a parceria com o Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro onde os idosos estarão usufruindo da oficina de trabalhos manuais de maneira presencial pela facilitadora que já pertence ao quadro de funcionários do Asilo e que já tem contato com os idosos a vários anos. 

 

Foram escolhidos trabalhos manuais por englobarem uma gama muito grande de atividades que os idosos conseguem executar. Em contrapartida, no meio dos exercícios é possível sanar a necessidade que eles têm de falar e de serem ouvidos. Dessa maneira foi possível atendê-los sem colocar a saúde de nenhum dos idosos ou funcionários em risco. 

 

Devido a grande demanda de crianças e adolescentes atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cantagalo, a previsão é que no segundo semestre de 2021, retornem também de maneira remota as oficinas de dança. 

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cantagalo segue dando continuidade ao seu trabalho em meio a pandemia. Em breve tudo isso passará e poderemos retomar todas as atividades de maneira presencial.