Notícias e Informativos

Cantagalo inicia neste sábado(01) a campanha de vacinação contra Febre Aftosa

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 30/04/2021
  • Assunto: Agricultura
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa neste sábado, dia 1º de maio. A imunização de bovinos e bubalinos de todas as idades é um compromisso de todos os pecuaristas fluminenses em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento para erradicar a doença no estado do Rio de Janeiro. Esta etapa da campanha vai durar todo o mês de maio, seguindo o cronograma nacional desenvolvido pelo Ministério da Agricultura.
 
 
- A obtenção de altos índices de imunização dos animais é importante para seguir avançando rumo à retirada da vacina. Desta forma será possível ampliar significativamente o mercado. Em razão da pandemia, tomamos todos os cuidados para que a vacinação ocorra corretamente e sem colocar em risco a saúde dos produtores rurais e dos servidores do serviço veterinário oficial - disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
 
 
Os estabelecimentos agropecuários que comercializam as vacinas e os produtores rurais estão sendo orientados quanto às normas para venda e aquisição de vacinas. Os locais de revenda são orientados a facilitar o acesso dos criadores à vacina e auxiliar na entrega da declaração de vacinação.
 
Declaração de vacinação
 
 
A Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permite que o pecuarista faça o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3). Neste período da pandemia, também foram disponibilizados o e-mails do Núcleo de Defesa Agropecuária mais próximo (ndacordeiro.agriculturarj@gmail.com) e o WhatsApp ((22)2551-1673) para envio da declaração e esclarecimentos de dúvidas sobre a campanha.
 
 
O formulário de declaração está disponível para o preenchimento no link: https://bit.ly/3tGkMYg, devendo ser enviado junto da nota fiscal, de forma digitalizada ou por foto, para um dos contatos apresentados.