Notícias e Informativos

Bom desempenho de Cantagalo em edital do CBH-R2R garante 1° lugar e o município receberá projetos de saneamento

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 14/09/2020
  • Assunto: Meio Ambiente

Já foi divulgado o resultado final do Edital de Chamamento Público no 006/2020 do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R). O edital visa contemplar municípios com a elaboração de estudo de concepção, projetos básico e executivo, além de estudo ambiental para Sistema de Esgotamento Sanitário. Cantagalo enviou inscrições para 4 localidades, sendo elas: Distrito-Sede, Euclidelândia, Santa Rita da Floresta e Boa Sorte. Todas foram aprovadas com boas colocações. O distrito de São Sebastião do Paraíba não foi inscrito neste edital uma vez que o mesmo já possui 100% de seu esgoto tratado.

Conforme documento publicado no site

http://agevap.org.br/conteudo/edital-06-2020-result-final.pdf , seguea lista dos classificados:

 

 

Com essa aprovação no edital do CBH-R2R, Cantagalo poderá receber projetos para todo o município, representando um grande avanço  para a área de saneamento básico. Tendo estes projetos em mãos, o município tem a possibilidade de captar ainda mais recursos para investimentos nas localidades contempladas.

 

“Estou muito feliz com esse excelente resultado conquistado. Entre 13 localidades classificadas, Cantagalo conquistou 4 posições e os 1°, 2°, 5° e 6° Lugares. Isso representa um avanço importante para o saneamento no nosso município. Sabemos que esses projetos demandam um alto custo de investimento, e agradecemos ao Comitê de Bacias Rio Dois Rios por disponibilizarem editais como este para os municípios de nossa região.” - Destacou o Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega.

 

Desde 2013, o Comitê Rio Dois Rios vem lançando editais públicos e tem investido recursos para elaboração desses projetos. Cidades como Cordeiro, Santa Maria Madalena e Macuco foram contempladas com os projetos executivos. Os municípios de Bom Jardim e São Fidélis também foram selecionados. Por fim, o distrito de Monnerat no município de Duas Barras será o próximo a receber o projeto. 

 

Em 2019, o município de Santa Maria Madalena, com apoio técnico do Comitê e da AGEVAP, conseguiu que dois projetos fossem contemplados pelo PROTRATAR, e receberão investimentos na ordem de R$17 milhões, que serão investidos na implementação e ampliação de sistemas de esgotamento sanitário. Já neste ano, o CBH-R2R vem atuando em parceria com o município de Trajano de Moraes, e a expectativa é de concorrer no Protratar com um projeto de saneamento para este município.