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Artesãos de Cantagalo receberão carteira de artesanato digital do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 31/07/2020
  • Assunto: Cultura

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer e a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-RJ) permitirá ao artesão cantagalense, cadastrado no programa de artesanato em movimento do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, receber a carteira digital que o reconhece como profissional do setor no Brasil inteiro.

Os artesãos foram cadastrados em novembro de 2019 através da avaliação de técnicas baseadas na portaria n° 1007- SEI, de 11 de junho de 2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que instituiu o Programa do Artesanato Brasileiro, criou a Comissão Nacional do Artesanato e dispôs sobre a base conceitual do artesanato brasileiro (http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34932949/do1-2018-08-01-portaria-n-1-007-sei-de-11-de-junho-de-2018-34932930), mas devido à pandemia não puderam receber a carteira física. Por isso, a Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo entrou em contato com o setor solicitando uma forma de ajudar os artesãos cantagalenses.

“Entrei em contato com o Attílio, que foi a pessoa que esteve em Cantagalo coordenando o cadastramento para que nós pudéssemos ajudar, ainda neste ano, os artesãos. Ele me encaminhou para o Saulo Romay, coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Após conversas, ficou acordado que cada artesão poderá entrar em contato com eles para que solicite a carteira digital, importante ferramenta para o reconhecimento do artesão cantagalense. Para nós é uma conquista conseguir esta carteira mesmo que digitalmente” – Explicou o assessor de cultura, Matheus Arruda.

O artesão que se cadastrou em Cantagalo no dia 18 de novembro de 2019 pode enviar um e-mail para o Programa do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – artesanatomovimentorj@gmail.com, solicitando o reemissão da Carteira, anexando a sua Carteira de Identidade e/ou Documento de identificação com foto.

  Após análise da sua solicitação, o artesão receberá um e-mail da equipe do Programa de Artesanato, enviando-lhe a sua valiosa Carteira Nacional do Artesão, a qual poderá ser emitida da sua própria casa. Caso, posteriormente, queira apanhar a carteira em cartão PVC, poderá agendar um horário no Programa de Artesanato, após o término da quarentena.

Para se manter sempre informado(a) sobre o Programa de Artesanato do Estado do   Rio de Janeiro, acesse os seguintes endereços eletrônicos:

Site: http://www.programadeartesanato.rj.gov.br/
Facebook: https://www.facebook.com/artesanatoemmovimento/
Instagram: https://www.instagram.com/artesanatoemmovimento/?hl=pt-br
Telefone: (21) 99489-4395 – WhatsApp
Qualquer dúvida entrar em contato: (21) 98273-3191/ 99489-4395(whatsapp)

“Essa é uma forma que a SETUR e nós da Secretaria de Cultura e Turismo encontramos de beneficiar nossos artesãos para que eles não sejam prejudicados durante este momento de pandemia. A carteira, além de reconhecer cada um como artesão, permite descontos na compra de material em algumas lojas” – informou o Secretário Cleyton Filho.



CADASTRO ONLINE PARA ARTESÃOS QUE NÃO SE CADASTRARAM ANTERIORMENTE

 

Os artesãos que não se cadastraram ganharam a opção do cadastramento online, neste momento de pandemia. Segundo o Programa de Artesanato do Estado do   Rio de Janeiro, para fazer o cadastro online deve seguir as seguintes instruções:

1º: acesse o Portal do Artesanato Brasileiro (www.artesanatobrasileiro.gov.br).

– Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro;

 

2º. Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal;

 

3º. Depois da autenticação do login no gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de dados pessoais no serviço do PAB.

– Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.

 

4º. Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as próximas instruções.

 

5º. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”