Cantagalo amplia atendimento do Centro de Referência para Síndromes Respiratórias e passará a atender também aos finais de semana

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 26/06/2020
  • Assunto: Saúde

Uma das ações pioneiras no estado e importantes no combate a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) em Cantagalo foi a criação do Centro de Referência para Síndromes Respiratórias. O Centro foi criado no dia 17 de março pela secretaria municipal de saúde, na sede do Laboratório Citopatológico, próximo ao DER de Cantagalo. A partir deste sábado, 27 de junho, os atendimentos estarão ampliados e acontecendo também aos sábados,domingos e feriados, das 8h às 17h.

O objetivo do Centro é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas gripais das unidades de saúde, evitando o convívio destas e também propiciar a todos os sintomáticos respiratório com os demais usuários(gestantes, idosos). Ainda ter sua consulta médica no mesmo local.

Recentemente foi constatada a transmissão comunitária em Cantagalo, portanto a Secretaria Municipal de Saúde, entendeu por bem ampliar o atendimento do Centro de Referência para também aos sábados, domingos e feriados. O objetivo desta ampliação é de suprir o aumento da demanda de atendimento aos pacientes suspeitos.

Desde o início de seu funcionamento o Centro de Referência para Síndromes Respiratórias, tem tido um importante papel de atendimento a população que porventura apresente sintoma gripal. Até o final do mês de maio, já haviam sido prestados mais de 150 atendimentos.

Nos atendimentos é avaliado pelo médico a necessidade de isolamento domiciliar. O período deste isolamento é de 14 dias e os pacientes que porventura recebam esta orientação permanecem sendo acompanhados diariamente pelo Centro de Referência por via remota.

*Como proceder em caso de Sintomas Gripais ?*

Diante de qualquer sintoma gripal ou de apresentar piora dos sintomas tais como cansaço, dificuldade para respirar e febre, o paciente deverá procurar o centro de referência para sintomas respiratórios onde passará por uma avaliação médica.

O Centro de Referência para Sintomas Respiratórios está em funcionamento de 8h às 17h, no Laboratório Citopatológico próximo ao DER de Cantagalo. Em caso de dúvida o cidadão pode telefonar para a secretaria de saúde no número (22) 2555-5193.

Lembramos que as unidades de saúde  ainda continuarão em funcionamento para atividades como pré-natal e vacinação. Novas alterações em horários e esquemas de atendimento serão informadas pela Secretaria Municipal de Saúde.