Notícias e Informativos

Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo alerta para últimos dias da campanha de vacinação contra febre aftosa 2020

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 22/06/2020
  • Assunto: Agricultura

A Vacinação é obrigatória e este ano devido a Pandemia do novo coronavírus, a entrega da declaração pode ser feita online.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) manteve o calendário 2020 de imunização contra a febre aftosa. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. A primeira etapa da campanha nacional de vacinação teve início no dia 1º maio e foi prorrogada até 30 de Junho para comprar e aplicar as vacinas, e até o dia 10 de julho, para enviar a declaração.

 

Devido o cenário do coronavírus, deve-se evitar o deslocamento até o Núcleo de Defesa Agropecuária, optando por fazer a declaração eletrônica. A recomendação da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo ao produtor rural é a utilização de máscara de proteção facial caso seja necessário se deslocar para a compra da vacina.

 

A entrega da declaração de vacinação poderá ser feita de forma eletrônica, através do envio de uma foto ou da digitalização da declaração preenchida e assinada pelo  Whatsapp: (021) 98605 1198 ou ainda pelo e-mail: ndacordeiro.agriculturarj@gmail.com

 

A campanha de vacinação realizada anualmente tem que ser mantida para garantir o reconhecimento de que o rebanho criado, em diferentes estados, está em áreas livres de febre aftosa conforme estabelece a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Isso permite a exportação da produção nacional de carne.

 

O Estado do Rio de Janeiro está praticamente a um passo de ser reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação, mas, para isso, é necessário que prossiga com as ações programadas pelo Ministério da Agricultura. O percentual mínimo preconizado pelo ministério da agricultura para se garantir que o Estado possa ter este reconhecimento é de 90%.

 

Mais informações:

 

NDA Cordeiro: 22 - 2551 1673

 

Secretaria de Des. Agrop. de Cantagalo: 22 – 2555 5357