Notícias e Informativos

Centro de Referência para Síndromes Respiratórios já prestou mais de 150 atendimentos na triagem para Covid-19

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 05/06/2020
  • Assunto: Saúde

 

 

Uma das ações pioneiras e importantes no combate a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) no município de Cantagalo foi a criação do Centro de Referência para Síndromes Respiratórias. O Centro foi criado no dia 17 de março pela Secretaria de Saúde de Cantagalo, iniciando suas atividades no dia 18 de março, na sede do Laboratório Citopatológico, próximo ao DER de Cantagalo. Até o momento já foram atendidas 153 pessoas. 

 

O Objetivo do Centro é diminuir o fluxo de pessoas com sintomas de gripe das unidades de saúde, evitando o convívio destas com os demais usuários(gestantes, idosos). Ainda também propiciar a todos os sintomáticos respiratórios a consulta no mesmo local.

 

Desde o início de seu funcionamento o Centro de Referência para Síndromes Respiratórias, tem tido um importante papel de atendimento a população que porventura apresente sintoma gripal. No mês de março foram atendidas 58 pessoas, sendo recomendado o isolamento domiciliar para 23 pessoas. Em abril, foram atendidas 45 pessoas, sendo recomendado o isolamento para 8 delas. E no mês de maio, 50 atendimentos, sendo 14 pessoas recomendadas ao isolamento.

 

Nos atendimentos é avaliado pelo médico a necessidade de isolamento domiciliar. O período deste isolamento é de 14 dias e os pacientes que porventura recebam esta orientação permanecem sendo acompanhados diariamente pelo Centro de Referência por via remota. 

 

*Como proceder em caso de Sintomas Gripais ?*

 

Diante de alguns sinais e sintomas(gripes ou resfriados) como tosse, coriza e dor no corpo, o paciente deverá permanecer em casa por até 14 dias, para evitar a contaminação de outras pessoas e realizar o repouso sempre seguindo as normas de higiene visando a redução dos riscos.

 

No caso do cidadão apresentar piora dos sintomas tais como cansaço, dificuldade para respirar e febre, deverá procurar o centro de referência para sintomas respiratórios onde passará por uma avaliação médica.

 

O Centro de Referência para Sintomas Respiratórios está em funcionamento de 8h às 17h, no Laboratório Citopatológico próximo ao DER de Cantagalo. Em caso de dúvida o cidadão pode telefonar para a secretaria de saúde no número (22) 2555-5193.

 

Lembramos que as unidades de saúde  ainda continuarão em funcionamento para atividades como pré-natal e vacinação. Novas alterações em horários e esquemas de atendimento serão informadas pela Secretaria Municipal de Saúde.