Cantagalo já atingiu mais de 70% de vacinados na primeira etapa de Vacinação Contra a Influenza

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 01/04/2020
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem dado continuidade à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Na primeira etapa, que iniciou na segunda-feira (23) e segue até o dia 16 de abril, estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos  e ainda os profissionais da saúde.

Nesta primeira etapa da vacinação contra a gripe, Cantagalo atingiu 74,91% vacinados para o público alvo dos idosos acima de 60 anos e 77,23% dos profissionais de saúde vacinados. Dados atualizados nesta quarta-feira, 01 de abril através do SIPNI, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

O esquema vacinal do município tem acontecido nas unidades de saúde, em locais abertos e arejados com a distribuição de senha e hora marcada. A recomendação da Secretaria de Saúde é que a senha seja retirada por um parente do idoso em idade inferior a 60 anos, para evitar que o idoso circule apenas para retirar a senha.

A vigilância em saúde recomendou que somente acamados recebam a vacina em suas casa. Esta medida tem caráter sanitário e preventivo no sentido de resguardar os idosos.

A Vigilância Epidemiológica explica que como amplamente divulgado pelo Ministério da Saúde, a campanha foi antecipada devido a pandemia do novo coronavírus. Toda semana o Ministério da Saúde envia novas remessas de lotes da vacina aos estados. Os estados são responsáveis por fazer a distribuição aos municípios. No município todo o quantitativo recebido tem sido colocado à disposição da população e a equipe da saúde informa em tempo real  ao Estado os dados de vacinação.

“Entendemos a grande procura da vacina, visto o cenário da pandemia do coronavírus, no entanto reforçamos que todas as doses estão sendo colocadas à disposição da população. A todo tempo estamos informando ao estado o andamento da campanha para que possam enviar as vacinas para o município. Todos os municípios estão recebendo a vacina em lotes.” - explica a  Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a campanha de vacinação facilita os diagnósticos por exclusão. Todos os grupos prioritários serão vacinados até o final da campanha. A meta do Governo Municipal é atingir cobertura vacinal de pelo menos 90% da população alvo.