Notícias e Informativos

Atualização sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cantagalo – em 23 de Março de 2020

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 23/03/2020
  • Assunto: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo iniciou nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Nesta primeira fase idosos (acima de 60 anos) e profissionais de saúde, estão sendo os públicos prioritários.

 

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

 

No primeiro dia de vacinação, devido a pandemia do novo coronavírus, a procura pela vacina foi muito grande, esgotando as 1000 doses enviadas pelo Estado, estas vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado e consequentemente repassadas ao Município.

 

Observando as recomendações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Cantagalo optou por montar tendas em áreas externas próximas as suas oito unidades de saúde. Funcionando ainda com esquema de distribuição de senhas e horários para evitar aglomerações.

 

A Secretaria de Saúde reforça que a previsão de receber novas doses é na quarta-feira, portanto a Campanha retomaria a sua atividade na quinta-feira, 26 de março. Durante este período pede-se que fiquem em casa, principalmente os idosos. Reforça-se que os acamados e domiciliados receberão as suas doses em casa. Toda e qualquer novidade neste cenário serão informadas pelas redes oficiais da Prefeitura.