Com a presença do Consul geral da Suíça no Rio de Janeiro, Prefeitura de Cantagalo Inaugura monumento em homenagem aos 200 anos da imigração Suíça

• Publicado em: 22/01/2020
  • Assunto: Cultura

Cantagalo valorizando as raízes do seu povo, uma memória que se mantém  viva!

Na última segunda-feira, 20 de Janeiro, dia do padroeiro do 4° Distrito, São Sebastião do Paraíba, pelo 25° ano seguido, a tradicional Romaria Montada chegou mais uma vez ao distrito para embelezar ainda mais os festejos. Recepcionados pela comunidade local, pelo Prefeito Guga, o Vice-prefeito Valdevino, pelo Padre Pablo, Secretários e Assessores do município, pela Vereadora Emanuela e pelos vereadores Professor João Bosco, Zé da Uta e Paulinho. Ainda contando com a presença ilustre do Consul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Sr. Rudolf Wyss. Logo em seguida após a chegada dos romeiros, houve a inauguração de um belo Monumento instalado na principal praça do distrito, em homenagem aos 200 anos da imigração suíça.

O belo e importante monumento foi projetado pelo arquiteto Carlos Elias dos Santos Curty Junior, filho de Carlos Elias, idealizador da Romaria Montada, e construído pela Prefeitura de Cantagalo. No referido monumento está presente uma lista com os sobrenome de todos os colonos suíços do movimento migratório de 1819. Esta lista foi elaborada pela pesquisadora historiadora Solange de Souza Barbosa, que é administradora da página Raízes Suíças na internet.

Para o Consul da Suíça, Sr. Rudolf Wiss, foi um grande dia estar nesta festividade em São Sebastião do Paraíba:  “Gostaria de cumprimentar todos os moradores de Cantagalo e de São Sebastião, é um prazer estar aqui neste dia tão importante. É a primeira vez que um representante oficial da suíça está aqui. Obrigado pela recepção. Esse lugar tem uma grande importância para a imigração Suíça para o Brasil, e todos essas famílias influenciaram a todos que residem aqui na cidade.” - Destacou o Consul Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wiss.

O Prefeito Guga de Paula agradeceu a presença do Consul em São Sebastião do Paraíba, reforçando a importância dos Suíços para história e cultura da cidade. Frisou ainda que sempre acompanhou a romaria e destacou a importância de Carlos Elias, organizador da Romaria que não pode estar presente devido a problemas de saúde.

Logo após encerrada a recepção da Romaria montada, o Prefeito, o Consul e o arquiteto Carlos Elias Junior, se dirigiram para onde esta localizado o monumento para realizar a sua inauguração oficial. Este momento foi marcado por muita alegria e emoção do público presente, em sua grande parte de descendência suíça.

Este dia histórico marca a história de São Sebastião do Paraíba e a do município de Cantagalo. O Monumento fica localizado na parte inicial da praça voltado ao lado da Escola Municipal Coronel Manoel Marcelino de Paula, disponível para visitação. Ainda em breve o monumento ganhará um sino original da Suíça para embelezar ainda mais sua estrutura. O sino será uma doação do Consulado Suíço.

Participaram ainda da inauguração e recepção, o chefe de gabinete do Deputado Federal Luiz Lima, Welbert Pedro,  e os assessores Eduardo Fredkropf e Guilherme Spitz. Ainda o escritor e historiador Alberto Lima Abib Wermelinger Monnerat e o pesquisador e historiador Pierre Bauer.