Produtores de Cantagalo e Região participantes do Programa “Terra Nossa”  visitam Supermercado Serra Azul para Oportunidades de Negócios

• Publicado em: 22/11/2019
  • Assunto: Agricultura

Nesta sexta-feira, 22 de Novembro, produtores rurais de Cantagalo, Cachoeiras de Macacu e Bom Jardim, municípios participantes do Programa “Terra Nossa” desenvolvido pelo Sebrae e Prefeituras, visitou o Supermercado Serra Azul em Nova Friburgo. Na oportunidade foram recepcionados pelo proprietário e também comprador responsável pelo setor de hortifruti da empresa, Sr. Antônio Pinto. A visita teve objetivo de conhecer de perto a experiência de sucesso do Serra Azul e ainda uma apresentação de produtos regionais ao supermercado. Em Cantagalo, o Programa “Terra Nossa” tem além da Prefeitura, a parceria com a Aciacan, Sindicato Rural e Emater.

O Serra Azul, começou oficialmente em 22 de fevereiro de 2002. Seus fundadores, Sra. Rosane e Sr. Antônio Pinto, criaram uma Mercearia e em alguns anos de muito trabalho obteve um crescimento muito considerável, transformando-se em Supermercado, sendo hoje uma das maiores rede de Mercados em Nova Friburgo.

Esta visita foi mais uma ação do Programa “Terra Nossa”, que possui o slogan ‘Da Terra ao Mercado”, e vem cumprindo a risca esta temática. Durante o programa, os produtores aprenderam com oficinas sobre aspectos legais e trabalhistas, canais e comercialização, normas sanitárias, rotulagem, certificações, como vender para a merenda escolar, agricultura orgânica, manejo ecológico e sustentável do solo. Já foram realizadas capacitações sobre planejamento da produção agrícola e gestão financeira.

Na oportunidade desta sexta, os produtores de Cantagalo e dos municípios participantes do “Terra Nossa”, conheceram através de uma apresentação muito interessante, a história do Serra Azul e ainda como o Supermercado realiza os seus processos de seleção de fornecedores.  Após este primeiro momento, os produtores puderam apresentar seus produtos para o Serra Azul, com o objetivo de realizar negócios e já saíram muitos felizes por já conseguirem garantir algumas vendas.

“A gente agradece a todos vocês, aqui somos uma família chamada Serra Azul. Não temos clientes mas sim amigos.” - Destacou o proprietário, Sr. Antônio.

Para a Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, Thamara Fernandes, esta é uma oportunidade excelente para os produtos locais: “O Sr. Antônio se mostrou disposto a realizar negócios com eles. Existe até mesmo um projeto para uma sessão somente de produtos locais no mercado.”

Ainda no dia 14 de Novembro, em evento do Programa “Terra Nossa”, aconteceu uma Maratona de Oportunidade na Sede da Aciacan, com Apresentação das pesquisas realizadas com os produtores, mercados varejistas, escolas municipais e estaduais. O encontro teve a presença de Lindomar, um produtor rural da região do Brejal – Petrópolis.

Lindomar contou um pouco da sua experiência, durante o processo de comercialização para alguns mercados varejistas especializados em orgânicos. Ao final os Produtores e participantes receberam seus Certificados do Sebrae pela participação no Programa Terra Nossa.

“Para a ACIACAN é muito gratificante ver o crescimento desse grupo  e os resultados já alcançados e os que com certeza ainda estão por vir. Através do Terra Nossa vimos a importância dessa parceria com todos os envolvidos e a força da união entre vocês, produtores rurais.Terra Nossa:  Parabéns a todos!” - Destacou Silmara Freitas, Gerente da Aciacan.

Para a analista do Sebrae Raquel Mattos Stumm, o programa é uma grande oportunidade para produtores rurais, indústrias de alimentos e agroindústrias aumentarem suas vendas, divulgarem seus produtos e fortalecerem cada vez mais a economia da região.

Participaram da Visita ao Serra Azul, o Vice-Prefeito de Cantagalo, Valdevino Zanon, a Médica Veterinária e Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, Thamara Dias Fernandes e o Assessor de Indústria e Comércio, Alessandro Storck. Ainda os produtores, Eromilton Chermout, Silvana, Claudinei Marins, Roberto Farias e Felipe Dias.