Notícias e Informativos

Campanha de vacinação contra o sarampo para adultos jovens vai até o dia 30 de Novembro em Cantagalo

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 21/11/2019
  • Assunto: Saúde

A Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início na última segunda-feira (18) em Cantagalo e é focada em adultos jovens. A etapa é destinada a pessoas com idade entre 20 e 29 anos, e segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de vacinação para esse grupo.

 

As crianças são as principais atingidas, mas uma a cada três pessoas atingidas pela doença tem entre 20 e 29 anos. Vale reforçar que a vacina é o único método de prevenção contra o sarampo.

 

Na Nova etapa, que vai até o dia 30 de novembro, o Ministério da Saúde mira em cerca de 9 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos, que não tomaram duas doses na infância. Essa é a faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados no atual surto. Os imunizantes são assegurados gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão disponíveis em unidades básicas.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil Superou a meta, alcançando 97% de cobertura vacinal na faixa etária de 6 meses a 1 ano de idade. No entanto, 10 estados ficaram abaixo do índice almejado de 95% e o Rio de Janeiro registrou o pior percentual,de 69,24%.

 

O Sarampo causa febre, irritação nos olhos, o nariz fica escorrendo ou entupido, mal estar intenso e manchas vermelhas pelo corpo e rosto. O vírus é perigoso, porque derruba o sistema imunológico da pessoa, que acaba ficando menos protegida contra outras doenças infecciosas.

Apenas 73% dos bebês tomaram a primeira dose da vacina no estado. A vacinação para as crianças acontece o ano todo.