Sociedade Musical XV de Novembro comemora seus 105 anos com Apresentação Musical na Praça da Matriz nesta Sexta

• Publicado em: 14/11/2019
  • Assunto: Cultura

Nesta sexta-feira, feriado nacional da Proclamação da República, a Sociedade Musical XV de Novembro completará seus 105 anos de história. Para celebrar esta importante data para a cultura do município, a Prefeitura está apoiando a instituição e acontecerá às 6h uma alvorada pelas ruas do centro da cidade e às 19h, uma apresentação na Praça da Matriz.

Para o Assessor de Cultura, Matheus Lucas, é muito importante o apoio prestado pela Prefeitura de Cantagalo à sociedade musical centenária.

“Nós, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, temos o prazer em contribuir para a apresentação dessa banda centenária em nosso Município, incentivando ainda mais a cultura musical. O Prefeito Guga de Paula fez questão em fornecer todo material necessário para a apresentação, como vem fazendo durante toda a gestão, além do almoço para os músicos. A Secretaria, ainda, vem apoiando a renovação da sociedade musical 15 de novembro, com o incentivo musical por intermédio da Escola de Música Isolino Alves. É muito gratificante saber que teremos músicos para manter esta tradicional entidade cultural”.

Além do citado pelo assessor de Cultura, atualmente através de chamamento público, a Prefeitura contribui para o funcionamento da Sociedade Musical com um termo de fomento no valor de R$3.000,00 mensais mediante a prestação de contas da entidade.

A Sociedade nasceu da união de duas bandas políticas da cidade: a 7 de Setembro e a Flor de Maio. Elas deixaram de tocar entre 1913 e 1914, em decorrência de uma epidemia de febre amarela que assolou a região. Os músicos remanescentes das agremiações decidiram se reunir e fundaram a Sociedade Musical 15 de Novembro -   data do primeiro encontro dos músicos da banda