Defesa Civil de Cantagalo realiza manutenção nos Pluviômetros e Sistemas de Alerta no Município

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 06/11/2019
  • Assunto: Ciência e Tecnologia

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, realizou a manutenção dos equipamentos (Pluviômetros) que registram a quantidade de chuva no município. Atualmente em no município existem 7 (sete) equipamentos do tipo manual em funcionamento, contemplando todos os distritos, a ainda mais 5 (cinco) equipamentos digitais, também localizados em todos os distritos com a transmissão de dados via satélite. A medição é realizada diariamente e os dados são todos repassados a Defesa Civil, que mantem um banco de dados de todas as informações coletadas.

Os dados recebidos são analisados e servem também como base para a emissão de avisos de alerta e alarme para as comunidades em áreas de risco, com elevados índices pluviométricos. Em princípio, o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Transito de Cantagalo também está realizando a manutenção de toda rede de radiocomunicação, com a aquisição de novos equipamentos para substituição dos equipamentos antigos que apresentavam algum tipo de restrição em seu funcionamento, inclusive com a aquisição de uma nova sirene, para o serviço de alarme do Bairro São José.

Essas ações estão voltadas, para a preparação para atendimento a população cantagalense, principalmente as residentes em áreas de risco, uma vez que se aproxima o período do ano, com as maiores incidências de níveis pluviométricos elevados. A população deve sempre estar atenta as previsões do tempo, avisos meteorológicos e alertas emitidos pela Defesa Civil, em caso de duvidas ou emergências entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199.

“Defesa Civil, um dever de todos”