ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO E PREFEITURA DE CANTAGALO INAUGURAM NOVO ECOPONTO ITINERANTE DO ECOENEL NA CIDADE

• Publicado em: 28/10/2019
  • Assunto: Meio Ambiente
  • Novo ecoponto percorrerá cinco bairros da cidade, onde os clientes poderão trocar materiais recicláveis por bônus na conta de luz;

• Em Cantagalo, a companhia já conta com um ecoponto no Centro, que já recebeu 2 toneladas de resíduos recicláveis

– A Enel Distribuição Rio, em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, inaugura na próxima quarta-feira, dia 30, um novo ponto de recolhimento do projeto Ecoenel na cidade. O ecoponto itinerante, que receberá materiais que podem ser reciclados e transformados em bônus na conta de luz, percorrerá o bairro São José na Parte Baixa, e os Distritos de Boa Sorte, Santa Rita da Floresta, Euclidelândia e São Sebastião do Paraíba, em dias alternados da semana. Em Cantagalo, a companhia já conta com um ecoponto fixo na rua Chapot Prevost, 157 – Centro. Desde o início do projeto na cidade, em 2018, o posto já recebeu aproximadamente duas toneladas de resíduos recicláveis.

Apenas em 2019, incluindo as demais cidades onde a Enel atua por meio do Ecoenel, cerca de 5.200 toneladas de resíduos foram transformadas em mais de R$ 1,2 milhão em bônus nas contas de luz de mais de 25 mil clientes da companhia. Em 12 anos, o programa beneficiou mais de 718 mil consumidores, arrecadou 58,8 mil toneladas de resíduos e concedeu bônus de mais de R$ 10 milhões nas faturas de energia dos clientes das quatro distribuidoras da Enel no Brasil.

Como participar

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de coleta e receber o cartão do Ecoenel. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de coleta de sua preferência. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

Os clientes podem acompanhar on-line os dados de sua coleta, encontrar o ecoponto mais próximo e os preços dos resíduos, além dos materiais recebidos em cada ecoponto, por meio de um aplicativo do Ecoenel (disponível para Android e IOS).

Sobre o Ecoenel

Criado em 2007, o Programa de Sustentabilidade da Enel estimula a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia nos estados do Rio, Ceará, Goiás e São Paulo, onde a companhia atua por meio das distribuidoras Enel Distribuição Rio, Enel Distribuição Ceará, Enel Distribuição Goiás e Enel Distribuição São Paulo. Apenas no Rio, o Ecoenel conta atualmente com 60 pontos de coleta, entre fixos e móveis, em oito municípios da área de concessão da companhia.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o Ecoenel une inovação e sustentabilidade, alinhado à missão da companhia, que é a de abrir o acesso à energia. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui para enfrentar um dos principais desafios globais: a destinação adequada de resíduos sólidos. Por meio do Ecoenel, a Enel apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e o ODS 12 - Consumo e produção responsáveis.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende a 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,9 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Serviço:

Ecoponto Fixo Centro – Rua Chapot Prevost, 157 – na Secretaria de Meio Ambiente | Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta de 8h às 12h

Ecopontos Itinerantes:

Bairro São José - Parte Baixa – Rua Nair Jacinta, s/n – Posto de Saúde | Horário de Funcionamento: Dia 30/10 e 04/12, de 9h às 13h

Boa Sorte – Rua Custódio Marques, s/n – no Centro Administrativo | Horário de Funcionamento: Dia 06/11 e 11/12, de 9h às 13h

Santa Rita da Floresta – Rua Capitão Bernardo de Souza, s/n – no Centro Administrativo | Horário de Funcionamento: Dia 13/11 e 18/12, de 9h às 13h

Euclidelândia – Rua Antonio Felipe Gaspari, s/n – no Centro Administrativo | Horário de Funcionamento: Dia 20/11, de 9h às 13h

São Sebastião do Paraíba   Rua Joaquim Ferreira da Costa, s/n – no Posto de Saúde | Horário de Funcionamento: Dia 27/11, de 9h às 13h