Notícias e Informativos

Secretaria de Cultura e Turismo visita Escolas para Divulgar Atividades oferecidas pela Escola de Música Municipal Isolino Alves

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 23/10/2019
  • Assunto: Cultura

A Secretaria de Cultura e Turismo de Cantagalo, vem realizando um trabalho importante de visita às escolas do município. Foram visitadas seis instituições de ensino, com o objetivo de divulgar as atividades de ensino musical ofertadas pelo município através da Escola Municipal de Música Isolino Alves.

 

Pertencente à Prefeitura de Cantagalo, a Escola de Música Municipal, está atualmente desenvolvendo um projeto para fazer crescer o interesse dos estudantes Cantagalenses pelo aprendizado da música que, indiscutivelmente, beneficia às funções cerebrais, como aumento da concentração, criatividade, autoconfiança, amplia a capacidade de aprendizagem, memória, entre outros. 

 

Desta forma foram visitadas as instituições de ensino:  CIEP João Nicoláo Filho – Janjão, Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, Colégio Euclides da Cunha, Escola Municipal Maria Beliene D’Olival, Escola Municipal Darcy Ribeiro e a Escola Municipal Lameira de Andrade. Outras instituições que se sentirem interessadas em receber a visita podem entrar em contato com a secretaria através do e-mail turismo@cantagalo.rj.gov.br ou pelo telefone (22)2555-5230.

 

No decorrer das visitas às Escolas, o Professor Amarildo, apresentava aos alunos diversos tipos de instrumentos musicais, tocando alguns trechos de músicas conhecidas e realizando perguntas e provocando a participação dos alunos. Além de Amarildo, também participaram das visitas, o Assessor de Cultura, Matheus Lucas e Alessandro Storck, Assessor de Indústria e Comércio.

 

Para Alessandro Storck, atual assessor de indústria e comércio, e monitor voluntário da Escola Municipal de Música Isolina Alves, é de grande importância a participação dos jovens neste projeto. "nosso sonho é um dia podermos montar uma Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, com jovens músicos cantagalenses, apresentando-se com instrumentos de cordas (violino, violoncelo e contrabaixo), além é claro dos de madeiras (clarinete, oboé, flauta), de metais (trompa, trompete, trombone, tuba) e da percussão. Seria maravilhoso ver músicos jovens, com idades entre 11 e 18 anos, como era na minha época, década de 80, na banda XV de Novembro, onde fui alfabetizado na música com o saudoso maestro Sr Celso Alves."

 

A Escola de Música oferece aulas gratuitas para o aprendizado da música e de diversos instrumentos musicais, entre eles, de sopro, madeiras, metais, percussão e instrumentos de cordas (violino e violoncelo), todos eles com instrutores. As Aulas acontecem no centro da cidade, teóricas às terças-feiras de 14h às 16h;  práticas às quartas-feiras de 14h às 16h; e prática de conjunto às sextas-feiras de 14h às 16h. Para maiores informações, os interessados podem procurar a Secretaria de Turismo.

 

O assessor de Cultura do Município, Matheus Arruda, explicou um pouco como funciona a dinâmica da Escola Municipal e como os alunos podem ter acesso aos instrumentos.

 

 “A ideia da visitação às escolas é interagir com os alunos demonstrando que o aprendizado da música não é tarefa impossível. Cada escola que visitamos, cada dinâmica que é feita com eles nos motiva cada vez mais. A gente apresenta cada instrumento que a Prefeitura Municipal de Cantagalo adquiriu e tem como patrimônio, o professor e os monitores e disponibilizamos, gratuitamente, o acesso. O aluno fica, então, com a faca e o queijo na mão, bastando se dedicarem e estudarem. Acreditamos que, em breve, teremos diversos músicos no Município. Nossa ideia é democratizar o aprendizado e o acesso à música de qualidade". - Declarou Matheus Arruda.

 

Atuam na Escola de Música Isolino Alves o Professor Amarildo Feuchard, que é músico formado pela UFRJ, é o professor atual da Escola de Música; e Alessandro Storck, estou como monitor voluntário para os instrumentos de corda (violino e violoncelo).