Notícias e Informativos

Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa é celebrado com evento promovendo Networking e Capacitação para os Empresários Cantagalenses

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 16/10/2019
  • Assunto: Economia e Emprego

O Dia Municipal da Mirco e Pequena Emrpesa é celebrado em Cantagalo no dia 05 de Outubro e neste ano foi realizado um evento especialmente focado no setor. Com a participação de empresários cantagalenses, do poder público e da Acican, o evento foi um grande sucesso, trazendo informação, capacitação, networking e ainda uma rodada de negócios.

O evento teve início na parte da manhã, realizado no auditório da Associação Comercial de Cantagalo, contando com a presença do Vice-Prefeito, Valdevino Zanon, do Secretário de Fazenda, Jorge Braz, a gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp e ainda o Presidente da ACIACAN, Jorge Luiz Nóbrega Richa. Ainda destacamos a presença do Banco do Brasil, Banco Itáu, Caixa Ecônomica Federal e na parte da tarde o Banco Bradesco.

Na abertura, o Secretário de Fazenda, Jorge Braz, destacou a importância para Cantagalo de se realizar este evento no Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa, que também é comemorado a nível nacional. Em anos anteriores o município já realizou por exemplo um pregão em praça pública, e este ano o governo optou por um evento com enfoque na troca de ideias entre os empresários e na capacitação do comércio local.

O atual presidente da Aciacan, Jorge Luiz, o "Coquinha", enalteceu o papel importante que a parceria com o poder público tem tido na atual gestão da Aciacan, lembrando que solitições importantes feitas ao Prefeito Guga de Paula foram prontamente atendidas, como por exemplo a regulamentação do Serviço de Inspeção Muncipal, o S.I.M. que irá impactar muito positivamente o desenvolvimento dos produtos artesanais na cidade.

Ainda pela manhã aconteceu a palestra "O Poder das Mudanças" com o empresário Edson Almeida Biá, da Cidade de Nova Friburgo, proprietário da Teia de Eventos e atual presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau. Biá, como é mais conhecido, trouxe sua experiência empresarial e pode mostrar como a região serrana e o interior do estado vem passando por mudanças e também demosntrou o potêncial econômico e turístico de toda esta região. Em sua palestra, Biá ressaltou o importante papel do empresário no desenvolvimento local.

O período da tarde, o Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa propiciou uma rodada de negócios entre empresas locais e Escolas da Rede Muncipal. Atualmente as escolas do município recebem um recurso chamado PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola), que tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

Fechando o dia, o Sebrae, grande parceiro do município, ofertou aos participantes, através do Consultor empresarial Luciano Bender, a Palestra: "Como Atrair, Conquistar e Manter Clientes". Em sua fala, Luciano Bender demonstrou exemplos de sucesso na arte da conquista de clientes e frisou que manter um antigo cliente tem sido uma tarefa de maior dificuldade que a prospecção de novos públicos.