Notícias e Informativos

XIII FLICAN homenageia Ana Maria Machado com a participação dos Alunos da Rede Municipal

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 07/10/2019
  • Assunto: Educação

Iniciando com um belo desfile de abertura com a apresentação da Banda de Tambores do CIEP 277 e participação dos alunos das Escolas Municipais caracterizados de personagens das histórias de Ana Maria Machado, a XIII FLICAN foi um grande sucesso com diversas apresentações, muita literatura e arte.

A abertura oficial aconteceu na Praça João XXIII com a presença do Prefeito Guga de Paula e da equipe da Secretaria de Educação. Em sua fala o Prefeito parabenizou a equipe pela organização de mais esta feira e destacou a importância de se manter viva a leitura no mundo moderno em que vivemos.

Em seguida no Coreto, dentro do Jardim aconteceu o Lançamento dos livros “Chaclin, o amigo imaginário” e “Calma, Coelho” do autor Nilton Riguetti. O autor recebeu professores, alunos e visitantes para contar de forma bem intimista curiosidades sobre o lançamentos de suas obras na FLICAN.

Os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de participar de uma Roda de Conversa com os escritores Ana Paula Wermelinger, Fabiana Corrêa e Rick Azevedo, no Auditório da SMEC, com alunos e professores do 6º ao 9º ano. Durante este encontro os alunos puderam tirar suas dúvidas de como surgiu as obras de cada autor e se inspirar para quem sabe se tornarem futuros escritores.

As Salas de Recursos e a de Estimulação do Município comemoram Setembro Verde, mês dedicado à visibilidade da inclusão social – Mês Oficial da Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência – com mostra de materiais confeccionados para o atendimento educacional especializado.

Durante todo o dia, as Escolas da Rede Muncipal e também a Creche Municipal, apresentaram seus trabalhos focados na obra da autora homenageada neste ano, Ana Maria Machado.

Na Praça, estiveram distribuídas tendas com trabalhos desenvolvidos pelos alunos das Escolas Municipais. Também destacamos a tenda “PEQUENOS GRANDES AUTORES” com a exposição de talentos infanto-juvenis que desenvolveram seus livros e distribuíram na Feira.

No Período da tarde a cultura e arte do circo invadiu a FLICAN, com a Oficina com o Ponto de Cultura Circo Viva. Ensinando algumas brincadeiras do circo, a oficina foi um sucesso, demonstrando em um curto período como é divertida e desafiadora a arte circense.

A XIII FLICAN teve em seu encerramento a  Apresentação do Espetáculo com o Ponto de Cultura Circo Viva. O Artista Patrick Nogueira e sua trupe montaram o seu picadeiro na praça da matriz e encantaram a todo público presente com suas “palhaçadas” e brincadeiras.

Durante a Feira Literária aconteceu uma votação para escolha do autor ou autora homenageada para o ano de 2020. Com 107 votos, a escolha do público foi a autora Ruth Rocha. Assim como Ana Marcia Machado, Ruth Rocha é uma escritora brasileira de livros infantis. É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. Formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco