Prefeitura de Cantagalo inaugura Laboratório Citopatológico Dr. Osmar de Souza Viera

• Publicado em: 07/10/2019
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura de Cantagalo, através do Fundo Municipal de Saúde, inaugurou na noite do dia  27 de setembro, sexta-feira, o Laboratório Citopatológico Municipal. O novo empreendimento tem como patrono e homenageado o Dr. Osmar de Souza Vieira e representou um investimento no valor de R$387.675,24.

O Novo laboratório irá funcionar dedicado a citopatologia, exames na área de saúde da mulher. O investimento segue a primícia da atual gestão de priorizar as áreas de saúde e educação.

Os recursos para a construção são provenientes do Ministério da Saúde, via emenda parlamentar do Deputado Federal Glauber Braga.

O patrono escolhido para nomear o Laboratório foi Dr. Osmar de Souza Vieira, foi um importante Cantagalense pioneiro em Laboratórios de Análises Clínicas no município de Cantagalo, tendo montado o Laboratório Rodolpho Albino em 1967. Tendo ainda também sido vereador entre anos de 1983 e 1987, com participação ativa em entidades como a Loja Maçônica, Rotary Club, Escola de Samba Unidos de Cantagalo e Flamenguinho Atlético Clube.

O Secretário de Saúde do município, Dr. Márcio Barbas, deu início esclarecendo a importância deste empreendimento na área de saúde para Cantagalo. Segundo Ele, os exames preventivos que antes eram colhidos aqui e enviados fora para serem analisados, agora poderão ter todo o processo executado aqui.

Em seguida fez uso da palavra a família de Dr. Osmar, grande homenageado da noite. Em seu Discurso, Junior, filho do saudoso Dr. Osmar, agradeceu por ter sido escolhido o seu Pai como patrono deste laboratório.

O ex-vereador e médico Dr. Julio Marcos de Souza Carvalho, que conviveu muito tempo com Dr. Osmar, fez questão de enaltecer as qualidade do mesmo. Contou um pouco como foi a trajetória dele em Cantagalo, demonstrando a grande importância que o homenageado teve para a cidade.

Já o Prefeito Guga de Paula, demonstrou grande satisfação em estar homenageando o médico e ex-vereador, e por estar entregando mais uma obra de sua administração.