Programa “Cantagalo Compra de Cantagalo” é apresentado como Caso de Sucesso em Canavieiras na Bahia

• Publicado em: 22/08/2019
  • Assunto: Economia e Emprego

Cantagalo foi destaque em Canavieiras na Bahia onde participou nos dias 12 e 13 de agosto do Empreender Regional, promovido pelo Sebrae, para discutir políticas públicas em prol da melhoria do ambiente de negócios municipais. Estiveram presentes no auditório da Secretaria de Educação representantes das cidades de Ibicaraí, Uruçuca, Itajuípe e os anfitriões do evento. Representando Cantagalo, esteve presente o Secretário de Fazenda, Jorge Braz.

A abertura oficial foi realizada pela gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Campos Figueiredo, que agradeceu ao prefeito de Canavieiras, Roberto Almeida, pelo apoio ao empreendedorismo na cidade. Já o agente de desenvolvimento local, Thalles Santana, falou da importância desse evento acontecer em outros município que fazem parte da rede.

O prefeito Dr. Almeida iniciou contando sua experiência com o empreendedorismo, e como aos 11 anos já empreendia com uma caixa de engraxates. Também lembrou que desde o início da gestão, foram abertas mais de 300 micro e pequenas empresas em Canavieiras.

Em seguida, ocorreram dois painéis: o primeiro com o tema Políticas Públicas para Pequenos Negócios ministrada por Cecília Miranda – gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, depois abordando O Papel Das Compras Públicas no Desenvolvimento Regional: Cantagalo Compra de Cantagalo com Jorge Braz, secretário de Fazenda de Cantagalo/ RJ.

Durante o seu Painel, Jorge Braz, pode apresentar um pouco do Programa “Cantagalo Compra de Cantagalo”, que foi vencedor a nível estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor pelo Sebrae e finalista nacional na Categoria de Compras Públicas. O Projeto consiste na valorização do empreendedor local objetivando que o recurso circule localmente no município, ou seja trazendo as empresas locais para serem fornecedoras da Prefeitura. Promovendo assim o círculo virtuoso do dinheiro na cidade.

Para Jorge Braz levar esta experiência para outros estados brasileiros, como neste caso na Bahia, mostra o quanto o programa “Cantagalo Compra de Cantagalo” se tornou conhecido e como a cidade de Cantagalo tem buscado o desenvolvimento econômico.

Também aconteceu na parte da manhã a palestra do Auditor Estadual de Controle Externo do TCM/ BA Adelmo Gomes Guimarães, que abordou o processo de licitação, regras, erros e acertos.

A rodada da tarde desta segunda-feira se iniciou com Claudiana Campos Figueiredo ministrando o terceiro painel sobre o Movimento Sul da Bahia Global. Já os representantes das prefeituras mostraram boas práticas regionais. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajuípe, Vinicius Guimarães, abordou sobre a agricultura familiar e a adaptação do cardápio da merenda escolar para absorver os produtos produzidos.

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Uruçuca Águido Muniz e a agente de desenvolvimento Maria Rosa apresentaram a cidade e mostrou a experiência com a oficina de costura, também com evento de gastronomia que fomenta e tem a participação ativa do empreendedores locais.

Thalles Santana apresentou os avanços de Canavieiras e afirmou que identificar e regularizar as empresas foi um passo fundamental para aumentar a arrecadação do município e incentivar novos micro e pequenos empreendedores.