Cooperação entre Corpo de Bombeiros e Setores da Prefeitura controla Queimada no Horto Municipal

• Publicado em: 25/05/2019
  • Assunto: Meio Ambiente

Nesta sexta-feira, 24 de Maio, uma queimada atingiu o horto municipal José Maria Huguenin, que fica localizado no bairro Chácara da Banheiro. Em uma ação efetiva, fruto de parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal Defesa Civil e Trânsito de Cantagalo, foi possível interromper o fogo que se alastrava em direção a porção de mata atlântica existente no Horto.

No início da tarde a equipe do Meio Ambiente foi informada do foco e imediatamente entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Cantagalo e com as Secretaria de Defesa Civil e Agricultura. Prontamente a equipe dos Bombeiros, através do Sargento Gardelo e demais colaboradores encaminharam-se para o local.

Após algumas horas de trabalho e com a utilização de abafadores, bombas d'água e auxiliados por uma máquina da Secretaria de Agricultura, foi possível impedir que o fogo atingisse a área de mata atlântica existente no Horto, importante reserva do município.

“Gostaria de agradecer ao Sargento Gardelo e sua equipe, bem como a todos os envolvidos nesta ação contra esta queimada. Esta parceria deu muito certo e conseguimos proteger uma importante área da natureza do nosso município.” - Declarou o Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega.

Participaram desta ação os Bombeiros: Sgt Gardelo, Sgt Marçal, Sgt Lopes, Sgt Walter, Sgt Winter e Cb Espíndola. Pela Secretaria de Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável, o Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega e os Guardas Ambientais, Alexsander Saraiva, Bruno Huguenin e Andryson Latini. Pela Secretaria de Defesa Civil e Trânsito, o Secretário de Defesa Civil, Ademir Ortega e também membro da Defesa Civil, Doriedson. Também presente o funcionário do Horto Municipal, Iago Guimarães.

A Secretaria de Meio Ambiente alerta que vem realizando Campanha sobre as Queimadas e lembra que Queimada é Crime Ambiental,passível de Multa segundo a Lei Municipal nº 1.107/2012 e também Pena de reclusão de 2 a 4 anos segundo a Lei 9.605/98. Denúncias podem ser feitas através do e-mail: meioambiente@cantagalo.rj.gov.br ou através da 3° UPam Desengano (Unidade de Polícia Ambiental) (22) 2561-3228.