Jovens Cantagalenses lançam Livro Digital com Reunião de Escritos Euclidianos

• Publicado em: 09/05/2019
  • Assunto: Cultura

Os jovem escritor, professor e doutor em física, José Augusto Huguenin e Matheus Lucas de Arruda Camara fizeram uma reunião de escritos literários, ensaios, poesias, trovas e prosa em homenagem ao escritor Euclides da Cunha. O trabalho denominado “Escritos Euclidianos” conta com textos de diversos euclidianistas cantagalenses, dentre eles a ex-diretora da Casa de Euclides da Cunha, Erenita Pietrani, as professoras Fabiana Corrêa, Anabelle Loivos e dos membros do GEAC, da Juventude Euclidiana Cantagalense, além das trovas de personalidades como Amélia Thomás, Edmo Lutterback e Ruth Farah e poesias reunidas do último Festival de Poesia Falada 2018 organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Indústria, Comércio, Turismo, Esportes, Certames e Lazer em homenagem ao escritor cantagalense.

O livro possui 137 (cento e trinta e sete) páginas e conta com o apoio da Academia Volta-redondense de letras, do qual o professor José Augusto Huguenin é membro. A diagramação é do irmão do escritor, João Paulo Oliveira Huguenin. O material ficará disponível na plataforma online da Prefeitura Municipal de Cantagalo e da Academia Volta-redondense de Letras para acesso gratuito ao público.

O lançamento do trabalho será no dia 11 de maio do corrente ano, com sarau e declamação, a partir das 19h na Casa de Euclides da Cunha, localizado na Rua Maria Zulmira Torres, S/N, Centro, Cantagalo-RJ, aberto ao público que queira participar;

“ O ‘Zé’ Augusto é um excelente profissional muito interessado no universo euclidiano. Eu acredito, que assim como eu, ele enxergou na figura conterrânea de Euclides um patriota preocupado com o futuro do Brasil, tão atual nos dias de hoje. Poder organizar junto a diversos autores este livro é uma oportunidade ímpar de manter a chama Euclidiana acesa em nosso Município e no Brasil afora. A gente tem muito a agradecer à todos aqueles que proporcionaram estes belos textos reflexivos à figura do Euclides, que diga-se de passagem é o homenageado pela feira internacional de Paraty neste ano de 2019. Para mim, o grande motivador por essa paixão Euclidiana foi o Colégio Euclides da Cunha e a atuação do GEAC através dos meus amigos Alex Vieitas e Marcos Longo”, declarou o jovem Matheus Lucas de Arruda Camara.

“O projeto ‘Escritos Euclidianos’ é, antes de tudo, um encontro. Um encontro de cantagalenses e seu conterrâneo mais ilustre, Euclides da Cunha, cuja obra o imortalizou e, também, um encontro de Cantagalo com a sua história literária. O projeto pretende organizar uma série de livros com textos em diversos gêneros sobre Euclides e sua obra. A princípio com volumes anuais, a missão da série é reunir textos antigos, contidos em livros esgotados, esparsos em jornais, oportunizando às novas gerações de leitores a chance de lerem tais obras, e, não menos importante, constituir um espaço para que novas produções euclidianistas possam ser publicadas e incentivadas. Foi um enorme prazer reencontrar e conhecer pessoas cujo apreço comum à Euclides da Cunha fez nascer este primeiro volume, esperamos de muitos. Acredito que o primeiro volume sai com a cara do projeto, com textos históricos de escritores como Amélia Tomaz, Ruth Farah e Edmo Luterbach Rodrigues, ensaios acadêmicos atualíssimos de grandes intelectuais como Anélia Pietrani e Anabelle Loivos Considera, poemas, artigos, enfim, grande riqueza de produção. Esperamos que leitores, estudantes e pesquisadores, possam se divertir tanto quanto nós no processo de construção destes Escritos Euclidianos, uma obra coletiva, pela e para a coletividade”, declarou o professor e escritor José Augusto Huguenin.

Sobre os autores

José Augusto Huguenin é doutor em Física e professor universitário em Volta Redonda (RJ), onde mora. Euclidianista de nascença, participou como estudante de várias edições da semana euclidiana, em São José do Rio Pardo (SP), berço de estudos sobre a vida e obra de Euclides da Cunha. Laureado em vários prêmios literários, nacionais e internacionais, tem publicado livros de poesias (Vintém e Experimentos poéticos), crônicas (De manga a Jiló provei...) e contos (A parede & outros contos), além do romance (O vaqueiro e o jornalista), lançado recentemente, no ano de 2018.

Matheus Lucas de Arruda Camara é bacharel em direito e estudante do curso de história. Assessor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cantagalo, participou de diversos projetos ligados à figura do escritor Euclides da Cunha, tendo fundado juntamente com cinco amigos, a Juventude Euclidiana Cantagalense, no ano de 2011, grupo voltado ao estudo da vida e obra de Euclides da Cunha. Poeta, participou de diversos concursos Brasil afora, tendo sido premiado em primeiro lugar em várias oportunidades. Seu poema que mais se destaca é denominado “ Um País Histórico”, publicado na antologia “Novos talentos da Poesia – CESGRANRIO” em cerimônia na Academia Brasileira de Letras em 2012.