Prefeitura de Cantagalo Solicita à FUNARJ e à Secretaria Estadual de Cultura a Doação da Casa de Euclides da Cunha ao Município

• Publicado em: 18/04/2019
  • Assunto: Cultura

A Prefeitura Municipal de Cantagalo solicitou a doação da Casa-Museu de Euclides da Cunha à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro e à Secretaria Estadual de Cultura. Através do ofício de número 045/2019 remetido ao Sr. Ruan Lira, Secretário de Cultura de Estado do Rio de Janeiro, ao Sr. Odimar Silva, Presidente da FUNARJ- Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro e à Sra. Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, assinado pelo Prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula, a Prefeitura se comprometeu em atender as solicitações feitas pela FUNARJ a fim de rescindir o Termo de Permissão de Uso, TPUT N° 18/096/2014, Processo E-18/002/831/2014, que não mais se encontra em vigor, tendo em vista a incompatibilidade com a legislação atual.. Para o melhor andamento, o Município fará o mapeamento topográfico, arcará com as escrituras e demais despesas cartorárias para o cumprimento da ação.

A tratativa da solicitação da doação foi feita por conversa entre o Secretário Municipal de Cultura Cleyton Filho, o Assessor Municipal de Cultura Matheus Arruda e o Prefeito Guga de Paula. Os representantes da Secretaria Municipal de Cultura estiveram presentes no dia 18 de fevereiro do corrente ano na Secretaria de Estado de Cultura com o Presidente da FUNARJ, Odimar Silva e a Superintende de Museus, Lucienne Figueiredo e apresentaram o interesse da administração do Prefeito Guga de Paula na doação do imóvel. O ofício, encaminhado no dia 25 de março, irá para análise do Secretario de Estado de Cultura, que opinará favoravelmente ou contrário à solicitação.’

"Estamos muito contentes com a solicitação e esperando que seja acolhida pelo Secretário de Estado de Cultura. É um ganho cultural enorme para o nosso Município, tendo em vista que o prédio encontra-se dentro do âmbito municipal." - Destaca Cleyton Filho.

Segundo o Secretário de Cultura, Cleyton Filho e o Assessor Municipal de Cultura, Matheus Arruda, a Casa de Euclides da Cunha é o museu que mais abrange a história em nossa cidade. Uma construção iniciada em 1965 e terminada em 1966 pelo governador cantagalense Marechal Paulo Torres, que ergueu o prédio juntamente com o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em homenagem à sua mãe. O fato é que já passaram diversas personalidades, autoridades e alunos destacáveis por aquele espaço, dentre eles o Prefeito Guga de Paula, que sempre conta histórias de sua época de aluno do C.E. Maria Zulmira Torres.

"Essa é uma antiga reivindicação dos Euclidianistas, com destaque para o GEAC (Grupo Euclidiano de Atividades Culturais), dos quais fazem parte o presidente Alex Vieitas, O Marcos Longo, a Fernanda Bruni e o Marcelo Diniz. E uma das bandeiras da Juventude Euclidiana, grupo do qual faço parte juntamente com o Igor Ferreira, Maria Laura Reis e Matheus Muniz. Esperamos ansiosamente por esta acolhida”. - Declarou o Assessor de Cultura, Matheus Lucas.