Diário Oficial Eletrônico do Município de Cantagalo Comemora 1 Ano de Existência

• Publicado em: 30/03/2019
  • Assunto: Governo

O diário oficial eletrônico do Município de Cantagalo completou um ano no último dia 26 de março. O diário eletrônico, que foi instituído através da lei municipal de nº 1.380/2018, teve em seu primeiro ano de existência 238 edições, correspondentes aos dias úteis no período.

Além de proporcionar enorme economia aos cofres públicos do município, o Diário na modalidade eletrônica propiciou fácil e amplo acesso para a população interessada e maior praticidade administrativa, uma vez que nesta modalidade as publicações são geridas diretamente pela Secretaria de Governo do Município e acontecem efetivamente de forma diária, enquanto anteriormente ocorria três vezes por semana.

Desde sua primeira edição o Diário Oficial é elaborado pelo servidor Gilmar Marques, que é atualmente o Coordenador do Diário Oficial, que foi quem produziu toda a diagramação e padronização das publicações.

“Trabalhamos na elaboração de um layout simples, em duas colunas, que visualmente é mais agradável, sem deixar de lado a atenção com o capricho, o alinhamento, a disposição das publicações, a criação de um padrão lógico, que facilite tanto para nós quanto para quem precisa buscar uma informação oficial nesta ferramenta.” - Destaca Gilmar Marques, Coordenador do Diário Oficial Eletrônico.

Importante frisar, ainda, que a Prefeitura Municipal de Cantagalo iniciou o projeto de transformar seu diário oficial em eletrônico muito antes da propositura da lei municipal, eis que em virtude da inovação submeteu tal proposta para análise do Tribunal de Contas do Estado, tendo enviado o projeto para a Câmara Municipal somente após a manifestação positiva por parte daquela Corte.

Idealizador da inovação, o Secretário Municipal de Governo, Eduardo Medeiros, destaca os principais benefícios do periódico: “Sem dúvidas, estamos seguindo a tendência da modernidade, proporcionando maior agilidade e transparência nos atos municipais e usando a ferramenta da internet como forma de propagar os atos do Poder Público Municipal e modernizar a administração. Apenas no período de um ano estimamos que a administração municipal tenha economizado cerca de meio milhão de reais dos cofres públicos em publicação de atos oficiais.”