Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto é Destaque Nacional em evento do Programa Parceria pela Valorização da Educação(PVE)

• Publicado em: 08/03/2019
  • Assunto: Educação

Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Cantagalo foi um dos selecionados pelo Instituto Votorantim para desenvolver o Programa PVE (Parceria pela Valorização da Educação) em 2019, uma das iniciativas mais relevantes em prol da melhoria da educação pública brasileira. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 19, durante encontro realizado em São Paulo com representantes de 100 cidades brasileiras contempladas. Neste encontro foi entregue o Prêmio de Destaque Nacional da Escola Municipal Professora Lúcia Helena Pinheiro do Couto, recebido pela Secretária de Educação, Carla Guimarães e pela técnica de mobilização, Angélica Cosendey.

Implantado no município de Cantagalo no ano de 2017, o Programa Parceria Votorantim pela Educação, vem apresentando ótimos resultados com o trabalho realizado. Uma prova dos resultados deste trabalho é que entre as 1.200 escolas participantes do PVE no ano de 2018, a Escola Municipal Profª Lúcia Helena Pinheiro do Couto, com a diretora Helinha, foi considerada destaque nacional no PVE. A Escola é situada no 2º Distrito de Cantagalo, Santa Rita da Floresta,  e ficou entre as 10 foram selecionadas como destaque Nacional.

Na Escola Professora Lúcia Helena, os alunos do 4º ano do ensino fundamental , orientados pela Professora Marcinéia e em conjunto com a direção do colégio, desenvolveram as ações propostas pelo PVE e foram escolhidos na época como turma piloto. Além de um troféu de destaque, a escola receberá 10 meses de assinatura da Nova Escola e um curso de extensão em gestão escolar.

Ao longo destes dois anos de trabalho do PVE, o grupo de Rede de Mobilização Social formado por professores, sociedade civil organizada, líderes religiosos, pais de alunos, tem sido de fundamental importância para este desenvolvimento. A avaliação da Mobilização passou de frágil para em consolidação, demonstrando a evolução do trabalho desenvolvido. A expectativa da Técnica de Mobilização, Angélica Consendey, é que em 2019 a Rede de Mobilização cresça ainda mais e alcance o status de consolidada. Além da Técnica de Mobilização, atuam como técnicas formadoras da gestão escolar, as professoras Mônica e Janine, e como técnicas formadoras da gestão educacional, as professoras Marcinéia e Suely.

“O Resultado foi muito bom e para 2019 esperamos contar ainda mais com a participação dos Pais e de líderes comunitários nesta mobilização. E com isso, também conquistarmos mais esta premiação . Contamos com todos em 2019.” - Reforçou Angélica Cosendey.

“A expectativa para o PVE em 2019 é a melhor possível! O Programa vem com um novo formato que contribuirá ainda mais com a gestão municipal. Antes o Programa chamava-se Parceria Votorantim pela Educação, e agora passou a se chamar Parceria pela Valorização da Educação. Com esta nova formatação dos gestores e da equipe técnica da secretaria serão trabalhada fragilidades apontadas pelas equipes,  dando assim liberdade para as questões peculiares do município.” - Destacou a Secretária de Educação, Carla Guimarães.