Prefeitura de Cantagalo Realiza renovação do Programa Saúde na Escola para Biênio 2019-2020

• Publicado em: 21/02/2019
  • Assunto: Saúde

A Prefeitura Municipal de Cantagalo, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e a Secretaria de  Educação fizeram mais uma vez adesão ao novo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE), biênio 2019-2020. Este termo de compromisso foi assinado no dia 08 de Fevereiro pelo Secretário municipal de Saúde, Dr. Márcio Barbas e pela Secretária municipal de Educação, Carla Guimarães.

O PSE foi instituído em 2007. Cantagalo realizou a sua adesão ao programa no ano de 2012, e em 2013 foram inciadas algumas ações nas escolas, intensificando estas nos anos seguintes.

Com o objetivo de incorporar a prevenção a saúde nas escolas municipais (e estaduais) , o município de Cantagalo, aderiu mais uma vez ao Programa, por entender que o mesmo contribuirá significativamente com a elevação dos indicadores de saúde de forma positiva para nossos educandos.

“Esperamos que este novo ciclo do programa seja um sucesso para o nosso município e assim continuarmos buscando a cada dia o melhor para a saúde de nossas crianças e jovens.” - Declarou a Coordenadora do Programa Saúde na Escola em Cantagalo, Rita Souza.

O que é o PSE(Programa Saúde na Escola)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços?

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!