Notícias e Informativos

“Cantagalo Compra de Cantagalo” promoverá Reuniões com Produtores Rurais em Floresta nesta quinta(13) e em São Sebastião do Paraíba na quarta-feira(19) com objetivo de capacitar para a Chamada Pública

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 10/12/2018
  • Assunto: Economia e Emprego

Buscando divulgar e preparar os produtores rurais do município para participarem da chamada pública visando a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar no ano de 2019, o Programa “Cantagalo Compra de Cantagalo”, irá visitar o distrito de Santa Rita da Floresta na próxima quinta-feira, dia 13 de dezembro e também o distrito de São Sebastião do Paraíba na quarta-feira, dia 19 de dezembro.

 

Em Santa Rita da Floresta, a reunião acontece no dia 13 a partir das 16h no Centro Administrativo que fica localizado no centro do distrito. Já em Paraíba, no dia 19 de dezembro, às 16h na Escola Municipal Coronel Manoel Marcelino de Paula.

 

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

 

No ano de 2017 o Programa “Cantagalo Compra de Cantagalo” também obteve destaque na atuação com os produtores rurais, com casos de sucesso como por exemplo a inserção da rapadura no cardápio escolar e com a capacitação de produtores para que estivessem aptos a participar da chamada pública da merenda escolar.

 

Outro destaque desta atuação é que em muitos municípios brasileiros, como outrora foi em Cantagalo, a realização da aquisição dos gêneros para a Merenda Escolar acabam por serem realizados no mês do início das aulas, as vezes acarretando alguns contratempos. Desta forma que Cantagalo agora executa ainda no ano corrente a Chamada pública para o próximo ano, assim o Agricultor, sabedor de quais itens foi declarado vencedor, a quantidade que será a sua responsabilidade e as rotinas de entrega, pode preparar a sua produção de forma que não prejudique os seus clientes tradicionais e até diversifique as culturas de plantio.