Notícias e Informativos

Vila Encantada de Natal marca abertura do Natal em Cantagalo com muita Emoção e Muitos Visitantes

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 06/12/2018
  • Assunto: Lazer e Turismo

A noite do dia 04 de dezembro, uma terça-feira, certamente será lembrada por muito tempo pelas crianças de Cantagalo, pela população em geral e também é claro pelos visitantes de toda região. O Espetáculo Vila Encantada de Natal, impactou ao público que lotou a praça João XXIII no centro da cidade. Apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura, a Vila  Encantada de Natal contou também com o apoio da Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo, para a sua realização.

 

Iniciando às 10h da manhã, o evento começou estimulando o artesanato sustentável através das oficinas de enfeites natalinos, que aconteceram tanto na parte da manhã como à tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. As oficinas contaram com a participação de usuários do CAPS, de participantes do CREAS, de alunos da rede municipal de ensino e também é claro da população em geral. Este momento de aprendizado foi ministrado por um grupo de artesãs da cidade do Rio de Janeiro, que integram o Vila Encantada de Natal. Com esta ação muitos itens que seriam descartados, ganharam vida e serventia como bonitos e criativos enfeites de Natal e ainda ao final da tarde passaram a enfeitar o jardim de Cantagalo.

 

Seguindo as atividades da Vila Encantada por volta das 17h, o globo de neve gigante fez a alegria das crianças presentes. Ao adentrar o brinquedo que em tamanho super aumentado lembra o famoso brinquedo globo de neve, as crianças se divertiam com muita neve artificial.

 

Dentro da programação, a encenação do espetáculo teatral “Vila Encantada de Natal – A magia que Ilumina” emocionou bastante o público presente contando com os personagens: Papai Noel (Beto Vandesteen); Árvore de Natal (Karina Marthin); Duende (Gerson Lobo); Estrela (Luciana Gomes); Boneco de Neve (Luiz Borges). A Vila Encantada de Natal apresentou efeitos especiais surpreendentes e com um cenário produzido com animações interativas, transformando a carreta palco em um grande acontecimento. Vale registrar que antes do espetáculo, aconteceu também a exibição de dois filmes, sendo  o primeiro um especial de natal da “Turma da Mônica”, e o segundo, “Olaf – em uma aventura congelante” (curta-metragem, Disney), que relata as aventuras de Olaf, uma rena que precisa salvar o Natal e resgatar as tradições de fim de ano. Vale ressaltar que estiveram presentes alunos da rede muncipal de ensino, que através de uma parceria com a Secretaria de Educação, puderam estar participando do evento.

 

“A Vila é um projeto lúdico e pedagógico que ao mesmo tempo diverte e sensibiliza. A base para concepção de todas as atividades foi construída a partir da integração de uma filosofia de cuidado: o cuidado consigo; o cuidado com o outro e com toda a comunidade. Nosso objetivo primordial é o de integrar essas cidades e as comunidades envolvidas, tanto nas oficinas e na decoração da praça onde vamos trabalhar a geração de conhecimento, quanto para assistir ao filme e ao espetáculo juntinho com toda a família, compartilhando essas inspirações. O sentido da Vila está exatamente aí, quando acontece o encontro e a troca entre as pessoas. Esse é o propósito e o que faz tudo valer a pena.”, destaca Priscylla Mesquita, diretora geral do evento.

 

O Prefeito Guga de Paula, que esteve presente durante todo evento, fez questão de expressar a satisfação de ver a cidade recebendo muitos visitantes, a população feliz e ainda com atrações de alto nível.

 

“Graças a Deus Cantagalo foi um dos oito municípios agraciados no estado com este evento. Quero agradecer ao amigo Edson Curty, da Enel pela parceria. Fico feliz de ver Cantagalo, mesmo em meio a crise e com poucos recurso ser um dos poucos municípios onde as coisas estão acontecendo e estão em dia” - Destacou o Prefeito Guga.

 

Para a diretora da Peça Teatral, Vila Encantada de natal, Sílvia Pareja, estar em Cantagalo teve um sabor especial e uma energia contagiante.

 

“A Vila encantada em forma de peça começou no ano passado, nós fizemos seis cidades e este ano vamos fazer dez, Cantagalo é a terceira. Visitar Cantagalo emocionou não só a mim, mas toda a produção e elenco, pela limpeza da cidade, pelo acolhimento que tivemos, a população é muito educada e querida. Você vê que aqui tem um prefeito que se preocupa com a Cidade.” - Destacou a Diretora Silvia.

 

Em sua segunda edição no Rio de Janeiro, o projeto foi apresentado nas cidades de Paraty (1/12), Angra dos Reis (2/12), Cantagalo (4/12), Quissamã (5/12) e estará visitando ainda, Rio Bonito (6/12), São Pedro da Aldeia (7/12), Cabo Frio (8/12) e Itaboraí (9/12). A entrada é gratuita.

 

"O projeto da vila encantada de Natal, proporcionado pela Enel, trouxe uma energia muito legal para Cantagalo. A parceria foi muito interessante e a população ficou visivelmente satisfeita com as atrações. Vimos muitas crianças, foi um evento para toda a família e, certamente, muito positivo para o comércio também. Iniciamos com chave de ouro o mês de dezembro e já estamos empolgados para a Tradicional Cantata de Natal. Aproveitar a oportunidade para parabenizar o Prefeito Guga pela iniciativa, juntamente com o Cleyton Filho, Bruno Palma e o Edson Curty, gerente da Enel na região." - Declarou o Secretário de Governo, Eduardo Medeiros.

 

As comemorações da abertura do Natal em Cantagalo foram também incrementadas com a inauguração da iluminação especial do Jardim, com a decoração do Coreto e do Presépio. Além é claro da Casa de Papai Noel, que foi aberta durante o evento para que os visitantes pudessem conhecer e tirar suas fotos. A programação de natal continua com a Tradicional Cantata na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, nas Janelas do Fórum de Cantagalo e dia 16 de Dezembro, o XX Festival de Folia de Reis