Notícias e Informativos

Cantagalo é destaque na I Mostra de Práticas de Saúde Bucal com o Projeto “Dentistas Mirins”

  • Fonte: Assessoria de Comunicação - Escrito por: Bruno Palma
  • Publicado em: 30/11/2018
  • Assunto: Saúde

O Município de Cantagalo, foi um dos destaques da I Mostra de Saúde Bucal no Rio de Janeiro no último dia 13 de novembro, através da participação da coordenadora de Saúde Bucal de Cantagalo, Dra. Luciene Pacheco. O projeto "Dentistas Mirins" , realizado na Escola Dacyr Ribeiro, desenvolvido junto com a dentista do PSF Alto São José, dra Vanessa Costa Bittencourt,  foi um dos 16 trabalhos escolhidos em todo o Estado do RJ para a apresentação.

 

Através de um diagnóstico no ano 2017, a Equipe de Saúde Bucal de Cantagalo identificou um índice de cárie entre as crianças de 05 anos foi alto em relação às crianças de 12 anos.  Diante desta realidade tornou-se necessário um planejamento de ações com o objetivo de reduzir o índice de cáries, assim como o grau de severidade da doença, além de conscientizar crianças, responsáveis e professores sobre a importância de um cuidado rotineiro com a saúde bucal. Foi instituído então, o Projeto Dentistas Mirins, no qual as crianças da rede municipal de ensino foram incentivadas a transmitir tudo o que foi aprendido na escola aos seus familiares.

O projeto "Dentistas Mirins" trabalhou durante este ano a prevenção, através da Escovação Supervisionada Semanal e orientações sobre Higiene bucal, alimentação saudável, teatro sobre as bactérias, entre outras atividades educativas. Na Escola Dacyr, contou com o apoio da Professora Lúcia, da turma do Pré I, e também da diretora Cristiane Robadey, entre outros.

 

O projeto contou com o apoio do secretário de saúde, dr Márcio Barbas, auxiliar de saúde bucal Sandra e 2 agentes comunitárias de saúde Camila  e Márcia Vieira.

 

“A gente precisa da parceria com as famílias e alunos, e os bons resultados do projeto foram fruto disso. Hoje o índice de cáries está cada vez menor graças a participação e a adesão a este projeto.” - Destacou a Dra. Luciene Pacheco, Coordenadora de Saúde Bucal em Cantagalo.