Seminário em Cantagalo reúne Poder público, Empresários e Contadores para Discutir Avanços Tecnológicos na Desburocratização

• Publicado em: 10/10/2018
  • Assunto: Economia e Emprego

Na último dia 04 de outubro, Cantagalo  foi a sede do seminário: “Desburocratização – Uma ferramenta para o Desenvolvimento”, evento gratuito e de grande importância, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de janeiro (Jucerja), Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RJ), Sescon/RJ, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Sebrae/RJ e Rede de Agentes de Desenvolvimento.

O evento teve como público alvo prefeitos, contadores, empresários, servidores públicos e agentes de desenvolvimento responsáveis pela formalização de pequenos negócios na Região Serrana com interesse em saber das novidades do Registro Empresarial Integrado (Regin). Este encontro contou com a presença de aproximadamente 100 participantes, com uma expressiva participação dos contadores de toda região.

No encontro, esteve presente o Prefeito Municipal de Cantagalo, Guga de Paula, o presidente da Jucerja, Luiz Velloso, o responsável pelo setor tecnológico no Corpo de Bombeiros, Capitão Davi, representantes da Suvisa, a Coordenação Regional do Sebrae, o Secretário de Fazenda do Município de Cantagalo, Jorge Braz, o Secretário de Turismo, Cleyton Filho, o Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega, Secretário de Administração e Planejamento, Márcio Longo, Secretário de Obras, Max Viera, da Controladora do município de Cantagalo, Marilda Lima e do Vereador José Augusto Filho, Zé da Uta.

Foram abordadas questões como o novo sistema de registro da Junta Comercial, integração com a Sefaz/RJ, o procedimento simplificado da Secretaria de Saúde do Estado, a importância da integração dos municípios, entre outros.

“há um ano a gente vem tentando trazer este evento. para que a gente possa esclarecer as dúvidas de todos e apresentar melhor a ferramenta REGIN.Sempre buscando ser o interlocutor entre contadores, empresários e junta comercial.” - Declarou o Secretário de Fazenda, Jorge Braz.

O Regin é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e a Junta também é um órgão para o desenvolvimento econômico. Tudo que a gente fizer para ajudar o desenvolvimento dos municípios ainda é pouco, pois vivemos nos municípios.Temos que buscar ajudar os municípios com o melhor ferramental possível.” - Declarou Luiz Velloso, Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

Em sua fala o Presidente da Junta Comercial, apresentou as inovações e modernidades do sistema de registro empresarial da Junta, o REGIN, que traz uma verdadeira modernização aos processos que antes eram realizados inteiramente de forma física. Destacou que o trabalho de combate a burocracia é realizado com muito empenho por toda equipe da Junta Comercial e conta sempre com o apoio do Sebrae e da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, que tem sido parceiros fundamentais na implantação do alvará online e da integração com os municípios.

Na apresentação de suas considerações, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, foi representado pelo capitão Davi. O Capitão destacou a busca da simplificação dos processos e a dedicação da equipe dos Bombeiros para tornar a integração da corporação ao processo digital a melhor possível.

Abordando a integração dos municípios e o papel do Sebrae neste processo, a Coordenadora Regional do Sebrae em Nova Friburgo, Fernanda Gripp destacou as diversas áreas de atuação que a instituição tem desenvolvido na região. Fernanda ainda abordou sobre a presença do Sebrae nos municípios da região através do atendimento nas Salas do Empreendedor, que é um local de atendimento especializado para empresários.

Finalizando as apresentações do evento, a SUVISA, Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Rio teve em sua fala pelo representante Sr. João de Farias Figueiredo, destacou o grande avanço no processo online que reduziu em até 90% os prazos.

No evento destacamos a entrega de um livro com informações econômicas sobre o município de Cantagalo, um extenso trabalho realizado pela JUCERJA. O Livro foi entregue às mãos do Prefeito Guga de Paula, pelo Presidente da Junta, Luiz Velloso. Será um importante material para estudo das equipes da Prefeitura e será uma grande contribuição ao programa “Cantagalo Compra de Cantagalo”, que levou o Prefeito a ser premiado como Prefeito Empreendedor pelo Sebrae este ano.