Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de mudas no Bairro BNH com a participação dos alunos da Escola Alcides Afonso Carvalhaes

• Publicado em: 05/10/2018
  • Assunto: Meio Ambiente

Em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Cantagalo promoveu na manhã desta sexta-feira um plantio de mudas com os alunos da Escola Municipal Alcides Afonso Carvalhaes, no Bairro BNH. O evento que aconteceria no dia 21 de setembro, dia da árvore, precisou ser transferido devido às fortes chuvas e portanto aconteceu com sucesso neste dia 05 de outubro.

Com o objetivo de fomentar a educação ambiental, o Meio Ambiente optou por realizar esta ação em um local bem propício, que é a Usina de Reciclagem de Cantagalo. Através desta experiência os alunos puderam na prática vivenciar uma ação real de desenvolvimento ambiental e ainda conhecer mais sobre a Usina do Município.

“Esse evento em comemoração ao dia da árvore é muito significante e importante para a Secretaria de Meio Ambiente, principalmente para nós, Guardas Ambientais, que trabalhamos no dia a dia com a fiscalização e a prevenção do corte desautorizado das árvores. Além de trazer as crianças para fazer o plantio, que faz com elas tenham desde cedo a consciência da preservação dos recursos naturais. Um detalhe é que as mudas escolhidas para o plantio: Jacarandá-Mimoso; Sibipiruna; Saboneteira e Pata-de-Vaca. Além de serem nativas e fornecerem uma boa sombra no futuro, tem características bem urbanas, com raízes pouco agressivas, boas para serem plantadas próximas a calçadas e muros.” - Declarou Alexsander Saraiva, Chefe da Guarda Ambiental de Cantagalo.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Ainda no dia 21 de setembro, outras ações puderam ocorrer como: Realização de Plantio de Mudas na praça em construção no Bairro São Pedro, Visita de alunos ao horto municipal e ainda a realização de palestras ambientais no evento “Projeto Cidadania: Aprendendo para a Vida” realizado pelo Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.

O Evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Edualdo Ortega, do Secretário de Obras, Max Viera, da Guarda Ambiental do município, de professores da Escola Alcides Afonso Carvalhaes, responsáveis da Empresa Utilix e de resposáveis da Usina de Reciclagem.