Secretaria de Cultura e Turismo Publica Regulamento para Festival de Poesia Falada 2018 que irá Homenagear Euclides da Cunha

• Publicado em: 02/10/2018
  • Assunto: Cultura

A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo publicou o regulamento para as inscrições do festival de poesia falada do Município de Cantagalo. A promoção deste concurso tem por objetivo o intercâmbio cultural das letras em todo território nacional, desconbrinfo poetas e poesias, visando homenagear "in memorian" o escritor Cantagalense, jornalista, engenheiro, militar, membro da academia brasileira de letras, conhecido nacionalmente e internacionalmente, Euclides da Cunha.

Poderão participar do concurso poetas de todo o país com até 01 (uma) obra inédita, não publicada em artigos, jornais, livros ou mídia digital . As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de outubro na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo  ou através do e-mail: festivaldepoesia.cantagalo@gmail.com  nas modalidades tema livre e "Os Sertões

A modalidade "Os Sertões" refere-se ao livro-reportagem escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902. Nesta publicação, o escritor com maestria e coragem denuncia a guerra de canudos e mostra-se inconformado com o regime estabelecido. Faz belíssimas apresentações do sertão e dos sertanejos. Dividido em três capítulos, a terra, o homem, a luta, a publicação foi considerada a "bíblia da nacionalidade" elencando aspectos sociológicos, geográficos, históricos e humanos.

A premiação será realizada no dia 17 de novembro a partir das 19h, na Casa de Euclides da Cunha localizada na Rua Maria Zulmira Torres, próximo a Escola Estadual de mesmo nome. Serão oferecidos certificados de participação aos premiados presentes na data do evento. Ocasionalmente, a Comissão Julgadora poderá outorgar diplomas de Menção Honrosa. Em cada modalidade, os trabalhos vencedores em 1º, 2° e 3° lugares receberão troféus. Serão premiadas as melhores poesias em cada modalidade e o melhor intérprete da noite de acordo com a votação dos jurados.

Ficha de Inscrição

Resumo do Regulamento