Conselho Municipal de Educação Sediará Encontro Regional UNCME Serrana I na próxima Terça(26) em Cantagalo

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 21/06/2018
  • Assunto: Educação
O Conselho Municipal de Educação de Cantagalo, atualmente presidido pela Senhora Geane Carvalho Quindeler Siqueira, irá sediar o Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro na próxima terça-feira, dia 26 de Junho em Cantagalo-RJ. Este encontro regional terá como um de seus objetivos a eleição da coordenação regional da UNCME/RJ e do Colegiado, composto por três Conselheiros de diferentes municípios para o biênio 2018 a 2020. O Encontro acontecerá no FAC, Fraterno Auxílio Cristão, que fica localizado próximo a Quadra Municipal de Esportes e tem previsão de iniciar as 10h com o Credenciamento dos participantes. A Expectativa é que venham participantes de diversos municípios no estado para este evento. Conselho Municipal de Educação – Site Conselho Municipal de Educação – Blog   Sobre o Conselho Municipal de Educação A criação do Conselho Municipal de Educação respalda-se legalmente na Constituição Federal de 1998, na LDB nº 9394/96, no Plano Nacional de Educação, Lei 10.172 de 09/01/01, bem como nos princípios da gestão democrática e participativa do ensino público, com funções normativa, consultiva, deliberativa e fiscalizadora. Assim como a Secretaria Municipal de Educação é considerada o órgão executivo ou de gerenciamento, consultivo e deliberativo, o Conselho Municipal de Educação define-se como órgão normativo, com a responsabilidade de representar os diferentes segmentos sociais, como expressão da vontade da sociedade, na formulação das políticas e nas decisões dos dirigentes. Nesse sentido, a criação do CME representa um passo decisivo, no sentido de fortalecer o sistema municipal de ensino, na busca pela elevação da qualidade da educação pública do município.