BLOCO DAS PIRANHAS HOMENAGEIA ROGÉRIA NA ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL 2018 EM CANTAGALO

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 10/02/2018
  • Assunto: Turísmo

Iniciando a maior festa popular do Brasil e de Cantagalo, o tradicional Bloco das Piranhas veio animar a avenida  e trazer toda irreverência que já é conhecida por todos.

Como já acontece alguns anos em Cantagalo, na Sexta-Feira de Carnaval, o irreverente bloco das piranhas deu início aos desfiles na avenida. O bloco das piranhas, já está enraizado na cultura popular e nas tradições do município, este ano resolveu homenagear a Ilustre Cantagalense Rogéria, que nos deixou no último ano. Esta manifestação de cultura popular se caracteriza por homens vestidos de mulheres, fantasias variadas, mulheres se caracterizando de homens, super-heróis, personagens de desenhos animados e muitos outros estilos. O bloco desceu a avenida por volta das 22h , trazendo alegria a todos presentes nas arquibancadas. Muitos destaques , muita criatividade e animação são pontos altos deste bloco. Receberam homenagem com um troféu de participação, as piranhas mais feia, mais bonita e mais criativa. Entregaram os prêmios aos participantes, o Prefeito Guga de Paula, a primeira dama Jussara Figueira de Paula,o Vice-Prefeito Valdevino Zanon, e o Secretário de Turismo, Cleyton FIlho. Como Piranha mais feia o vencedor foi o Cantagalense Jomar da Borracharia, a piranha mais bonita foi para Jamil e a mais criativa para Carlos Edyr, este se vestiu de Rogéria prestando uma bela homenagem na avenida. Destaque para o prêmio especial "Piranha Elétrica", no qual o Eletricista Marcelo, que trabalhou na preparação da festa recebeu a sua homenagem. Em seu discurso, o Prefeito Guga de Paula parabenizou pela bonita apresentação do bloco das Piranhas em 2018 e convidou a todos os cantagalenses e turistas que aproveitem os cinco dias de festa com muita sabedoria e diversão. Também estiveram presentes no palanque oficial os secretários municipais e alguns vereadores do município, apoiando esta bela festa e participando junto aos foliões. Um ponto alto desta primeira noite foi a tradicional Banda de Metais, que foi um verdadeiro resgate a cultura musical popular desta época do ano. O Fechamento da Noite , que aconteceu na Rua Maestro Joaquin Antônio Naegele(“Rua do Gamas”), ficou a cargo da Banda Sensashow. A Banda, que conta com integrantes da região, animou a todos presentes, numa apresentação musical de alto nível e muita alegria. No repertório, além dos sucessos do sertanejo universitário atual, as tradicionais marchinhas e o pop music tiveram seu espaço garantido.   SOBRE O CARNAVAL O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, e em Cantagalo não é diferente. A Festa popular é super tradicional em terras Cantagalenses e tem atraído a cada ano mais turistas para a cidade. A Festa Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.