XI FLICAN HOMENAGEIA O CARTUNISTA E ESCRITOR MAURICIO DE SOUSA COM DESTAQUE PARA A TEMÁTICA DE INCLUSÃO

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 25/09/2017
  • Assunto: Educação
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu na última sexta-feira(13) a XI FLICAN, a Feira Literária de Cantagalo. A Feira teve início com um belo Desfile festivo com a apresentação da Fanfarra do Colégio Euclides da Cunha e com a presença de alunos da rede municipal  caracterizados dos personagens de Mauricio de Sousa. Este ano o homenageado foi o escritor Mauricio de Sousa, Um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica" e membro da Academia Paulista de Letras. Mauricio é filho do barbeiro Antonio Mauricio de Souza e da poeta Petronilha Araujo de Souza. Do pai, homem de múltiplas qualidades - poeta, jornalista, compositor, cantor, músico, desenhista, pintor e, mais adiante, também barbeiro -, teve essa vivência do mundo real, da mãe - criada para ser dona de casa, que cozinhava e costurava bem, além de gostar de ler e fazer poesias - herdou essa veia lúdica. Mauricio, que começou a mostrar a vocação pelo desenho logo cedo, não conseguiu terminar o ensino fundamental e foi para o mercado de trabalho tentar a sorte de várias maneiras. Antes de emplacar seus desenhos, ele foi trabalhar em um grande jornal como repórter policial. Depois de um tempo, foi fazer o que queria, desenhar e publicar suas tirinhas. “Quando consegui passar para o setor de quadrinhos, fiz as historinhas em cima do que tinha vivido na infância, na época estava com meus 17, 18 anos, e as lembranças ainda eram bem vivas na memória”, conta. Mauricio avalia que dessa forma conseguiu capturar o leitor infantil. Em 2016, Mauricio foi o segundo autor de maior vendagem no Brasil em livros, atingindo um milhão e meio de obras comercializadas. Soma também cerca de 10 milhões de leitores por mês somente na área de impressos. Para a XI FLICAN , foram convidadas a participar todas as escolas da rede municipal, cada uma com a temática de um personagem ou história do Autor Mauricio de Sousa. Também participaram as escolas da rede privada do município. Cada escola pode apresentar em suas tendas, trabalhos realizados com professores e alunos sempre ressaltando algum tema ligado ao homenageado. Também houveram apresentações de danças com músicas ligadas aos personagens de Mauricio, um destaque especial para os alunos da Creche Municipal Geraldo Pires Guimarães, que pela primeira vez participam de uma FLICAN e emocionaram a todos com uma alegre apresentação dos "pequeninos" da rede municipal de ensino. Outro destaque foi a presença da temática de inclusão, muito estimulada pelo PVE - Parceria Votorantim Pela Educação, algumas escolas trabalharam os personagens deficientes de Mauricio. Dorinha foi a primeira personagem deficiente visual do desenhista Maurício de Sousa. Surgiu em 2004, ao lado de Luca. Segundo o criador da Turma da Mônica, a personagem foi responsável por mostrar aos amiguinhos uma nova maneira de ver a vida.A Dorinha  mostra às crianças como ouvir o som do mundo, sentir seus perfumes, e sugerir o hábito da inclusão, onde todos se tratam de igual para igual, independentemente de alguma deficiência física. Na tenda do Colégio Darcyr Ribeiro por exemplo, os alunos criaram um labirinto sensorial, onde os visitantes eram convidados a estarem descalços e vendados. Desta forma simulando uma deficiência visual, os visitantes foram estimulados a tocar, sentir, experimentar texturas e vivenciar um pouco do mundo dos deficientes visuais. Uma experiência realmente muito boa e que foi sucesso entre os alunos presentes. Outra iniciativa também nesta temática foi a tenda do Projeto Ampliando Nossa Visão, que realizou oficinas da metodologia SOROBAN com os visitantes. A XI FLICAN também teve destaques com lançamentos de livros, a autora Andreia Guerra Pimentel, que é Cantagalense, promoveu o Lançamento do livro “RPG – Contaminação de Águas Subterrâneas e sua versão em braile. Também ainda dois outros lançamentos na feira com os livros “A.S.A”- amor, sonho e aposta” e “Fada” com a escritora Marianna Angelo de Araújo e também - Lançamento do livro “Irineu” da escritora Mariana Mattos com direito a  Contação de Histórias para as crianças. Aconteceram também algumas premiações, como por exemplo, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Saúde Bucal e Secretaria de Educação, Premiação do Concurso de Tirinhas – Categorias A e B - (6º ao 9º ano) com temas ligados a saúde bucal. Ainda também a Premiação dos Concursos de Desenhos (Educação Infantil, 1º ao 5º ano e EJA)  da rede municipal de ensino. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de escolher , por meio de uma votação, o autor ou autora homenageado da próxima FLICAN e a escolhida foi a grande escritora Cecília Meireles. Cecília Meireles (1901-1964) foi poetisa, professora, jornalista e pintora brasileira. Foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas.