SECRETARIA DE CULTURA DE CANTAGALO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE GESTORES DA CULTURA DO ESTADO DO RIO
- Fonte: Assessoria de Comunicação
- Publicado em: 23/03/2017
- Assunto: Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura de Cantagalo participou nesta Segunda-feira(20), do 2º Seminário de Integração de Gestores/As de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento, realizado na ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, contou com a presença de 40 (quarenta) Municípios do Estado do Rio com a presença de mais de 130 (cento e trinta) Gestores de Cultura das cidades do Estado do Rio de Janeiro, membros do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC), ativistas em geral, preocupados com a situação da Cultura.
O Evento proposto pela Comissão de Cultura da ALERJ contou com a participação do presidente da Comissão, Deputado Zaqueu Teixeira (PDT-RJ), do membro permanente Eliomar Coelho (PSOL-RJ), do Secretário de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro André Lazaroni, da Subsecretária de Estado de Cultura Mariana Várzea e toda a sua equipe de trabalho, que debateu as principais questões da Cultura do Estado do Rio, dando destaque aos Municípios do interior.
Descentralizar, fomentar e financiar a produção cultural no Rio de Janeiro. Esses são os principais objetivos do Sistema Estadual de Cultura (Siec), implantado em 2015, com a aprovação da Lei 7.035/15. Para discutir formas de garantir o pleno funcionamento desse modelo, a Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu, nesta segunda-feira (20/3), o 2º Seminário de Gestores de Cultura do Estado.
"Queremos trazer uma concepção mais integrada da cultura. Por isso, abordamos questões como a formação de novos gestores e também de um público disposto a consumir cada vez", explica o presidente da comissão, deputado Zaqueu Teixeira (PDT).
Zaqueu Teixeira lembrou que, graças a uma emenda proposta pela comissão, o setor foi uma das poucas exceções à proibição de isenções fiscais no estado, impostas pela Lei 7.495/16. "A emenda permite que a cultura mantenha seus incentivos culturais. É uma conquista importante. Não é pela crise do estado que temos que matar o segmento cultural, muito pelo contrário."
Dentre os temas foram debatidos a efetivação do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e os Municípios Fluminenses; Relatos de gestores Públicos Municipais de Cultura e o panorama local e o Programa de incentivo à Cultura, tais como o fundo Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e o fomento via ICMS, que foi amplamente divulgado pela advogada Carla Moretti, membro da SEC-RJ.
O Município de Cantagalo esteve presente, com o assessor Municipal de Cultura Matheus Lucas de Arruda Câmara e o Historiador Gilberto Cunha, desde o início do evento, tirando dúvidas sobre as questões culturais, trocando informações com outros Municípios e buscando parcerias para a implementação de novas políticas Culturais em âmbito municipal.