Notícias e Informativos

Mais da metade do público-alvo já foi vacinada contra gripe em Cantagalo

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 05/05/2016
  • Assunto: Saúde

Até 20 de maio, Secretaria de Saúde quer imunizar mais de cinco mil pessoas, entre idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas

Cantagalo – O Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizado sábado passado, 30 de abril, registrou excelente movimentação nas oito unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cantagalo. Em alguns horários, houve filas, mas a média de espera não ultrapassou os cinco minutos, considerada excelente pelos próprios usuários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha, que teve início no dia 25 de abril, continua até o próximo dia 20 de maio. Até agora, mais da metade do público-alvo foi vacinada, totalizando 54,41% (2.504 doses mais 496 aplicadas em pacientes com duas ou mais patologias crônicas). No ‘Dia D’, todas as três mil doses da vacina recebidas do Ministério de Saúde (53,08% do total a receber) foram utilizadas. A estimativa da secretaria é a cobertura vacinal de 5,2 mil pessoas até o fim da campanha.

Atualmente, conforme a Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, os postos estão sem a vacina porque profissionais do Governo do Estado, que é responsável por repassar as doses aos municípios, estão em greve. Isto poderá levar a uma prorrogação da campanha, já que, provavelmente, os municípios não conseguirão atender às suas demandas no período inicialmente previsto.

Até sábado passado (30 de abril), foram aplicadas 512 doses em crianças de 0 a 4 anos incompletos (45,51% do total); 355 em trabalhadores da área de saúde (90,79% do total); 53 em gestantes (29,12% do total); 27 em mulheres com até 45 dias de pós-parto (90% do total); 1.570 doses em idosos acima de 60 anos (54,63% do total); e 496 doses aplicadas em comórbidos (pessoas que portam duas ou mais patologias crônicas). Neste caso, não há um percentual por falta de dados anteriores para comparação.

A abertura do ‘Dia ‘D’ da campanha foi feita na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros, na Rua Azer Ribeiro, na parte alta do bairro São José, e contou com participação do prefeito Saulo Gouvêa, e da secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin.

A secretária, em companhia do prefeito, visitou todas as demais três unidades instaladas na cidade, além dos pontos de vacinação da campanha de vacinação antirrábica animal, que aconteceu no mesmo dia. À tarde, Vânia Huguenin também percorreu as demais quatro unidades da ESF no município, uma em cada distrito: Santa Rita da Floresta (2º), Euclidelândia (3º), São Sebastião do Paraíba (4º) e Boa Sorte (5º).

A vacina, pelo menos na rede pública de saúde, é gratuita e dirigida apenas ao público-alvo da campanha, que mobiliza vários profissionais e tem como meta proteger este segmento da população, que é mais vulnerável a complicações da gripe e de outras doenças evitáveis por vacinas. Para os especialistas, o outono é a época do ano ideal para tomar a vacina contra a gripe. Isto porque o inverno é o período em que o vírus ataca com mais frequência.

Fotos: Gilmar Marques