Entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação em Cantagalo será em 21 de julho

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 28/04/2016

Solenidade reunirá jovens que este ano completam 18 anos e não serão integrados às Forças Armadas por excesso de contingente. Alistamento vai até 30 de junho

Cantagalo – A Junta do Serviço Militar de Cantagalo (JSM) já anunciou a data de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos jovens do sexo masculino que este ano completam 18 anos de idade e que estão sendo dispensados da prestação do serviço militar inicial obrigatório, incluídos no que a JSM chama de “excesso de contingente”. A solenidade será em 21 de julho, provavelmente no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº – Centro), a partir das 9 horas.

O evento será comandado pelo delegado da IV Delegacia de Serviço Militar de Nova Friburgo, responsável pela área de Cantagalo, 1º tenente do Exército Laudeir Jardim Gomes, com participação do prefeito Saulo Gouvêa, que preside a JSM.

A cerimônia será marcada pela entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação, documento que isenta os jovens que este ano estão completando 18 anos de idade das sanções legais, já que a prestação do serviço militar é obrigatória. Durante o evento, os jovens também prestarão compromisso à Bandeira Nacional.

A JSM lembra aos jovens, no entanto, que o CDI não exime totalmente o cidadão da prestação de serviço militar. Em caso de emergência, guerra, calamidade pública ou comoção nacional, todos os dispensados que contem com o máximo de 45 anos poderão ser convocados para defender a nação. O jovem deve se alistar de 1º de janeiro ao último dia útil de junho do ano em que completar 18 anos de idade. Isto também vale para os cidadãos brasileiros que residem no exterior.

A Prefeitura de Cantagalo estima que, até o prazo final – 30 de junho –, pelo menos 150 jovens devam ter procurado a JSM, que funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30min. às 17h, no Edifício José Wanderlan Guzzo, ao lado da rodoviária municipal.