Com irreverência e animação, ‘Bloco das Piranhas’ abre Carnaval de Cantagalo

• Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 06/02/2016

Homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem, com farta dose de exagero e criatividade, tomam conta do bloco, tradicional do primeiro dia de folia

Cantagalo – Como tradicionalmente acontece, o Carnaval de Cantagalo recebeu, na noite do primeiro dia, sexta-feira, 5 de fevereiro, o tradicional ‘Bloco das Piranhas’, uma agremiação bastante divertida que se caracteriza por homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem, com farta dose de exagero e criatividade. Para o bloco, o que vale é a alegria, que contagia a avenida, anunciando que a maior festa popular do País já começou.

O ‘Bloco das Piranhas’ é uma tradição que faz do Carnaval um palco de alegria, bom humor e irreverência, já que vários foliões aproveitam o desfile para fazer seus protestos, suas homenagens e mostrar alguns tipos que marcam o cotidiano na atualidade, sem falar que as marchinhas são voltadas, a cada ano, para assuntos que estão mais atuais do que nunca, além dos foliões reservarem alguns momentos do desfile para lembrarem marchinhas de carnavais anteriores e até de outros blocos, o que também envolve toda a plateia.

Este ano, o ‘Bloco das Piranhas’ se destacou por levar uma mensagem de alerta à população. Em tom de brincadeira, a mensagem como pano de fundo era séria e se tratava da responsabilidade de cada um no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zica zírus.

Por volta das 23 horas, o bloco desceu a passarela do samba e contagiou a avenida, que se preparava para as atrações dos demais quatro dias de folia. A “piranhada” foi recebida pelas autoridades em frente ao palanque, onde ocorre a concentração da apresentação.

O troféu de participação do bloco foi entregue pelo prefeito Saulo Gouvêa e pelo secretário municipal de Turismo, Esportes, Certames e Lazer, Raphael Jevaux. Também participou, além de secretários municipais, a primeira-dama, Lenora Bittencourt Papelbaum. O troféu de participação do bloco na folia deste ano foi entregue ao presidente do bloco, Carlos Edy Pinto Cunha.

BANDA – Outra atração que animou o primeiro dia de folia foi a participação da banda de metais, que, o tempo todo, descia e subia a avenida tocando as principais marchinhas de Carnaval. A primeira noite de Carnaval foi encerrada na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, com o baile popular ao ar livre, por conta do cantor Diego Lacer, que entrou madrugada a dentro.

Fotos: Gilmar Marques​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​