Notícias e Informativos

Cantagalo recebe dois prêmios no 2º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 02/10/2015

Evento, realizado em Vassouras, em 30 de setembro, premiou o AD Jorge Braz Cardoso Ferreira em ‘Solução Inovadora’ e ‘AD Destaque do Rio de Janeiro’

Cantagalo – Fazendo parte das comemorações pelos 158 anos de emancipação de Vassouras, comemorado no dia 29 de setembro, embora sem festa, devido à crise no País, o Sebrae, com apoio da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), escolheu o município localizado na Região do Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro para sediar o 2º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado na última quarta-feira, 30 de setembro, no Hotel Santa Amália, no Centro da cidade.

Durante o evento, que contou com palestras e painéis com troca de experiências, tecnologias e soluções inovadoras para o fortalecimento dos pequenos negócios locais, sempre destacando a importância do trabalho realizado pelos Agentes de Desenvolvimento (ADs), também foi entregue a premiação que reconhece o esforço dos ADs no estado.

E Cantagalo ficou com dois dos quatro prêmios entregues, ambos com o AD Jorge Braz Cardoso Ferreira, ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e responsável pelos primeiros passos na implantação, a partir de 2006, da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município (Lei Complementar nº 123/2006), o que também contou com regulamentações através de leis municipais, leis estas sancionadas pelo prefeito Saulo Gouvea, que sempre apoiou o trabalho e defende uma administração voltada ao desenvolvimento e à gestão pública.

Braz, como é mais conhecido, recebeu troféu na categoria ‘Solução Inovadora’ e, ainda, o de ‘AD Destaque do Estado do Rio de Janeiro’, já que o regulamento previa que, dos três ADs premiados em nível estadual, um deles também receberia o troféu de AD Destaque. No total, foram 26 projetos inscritos, dos quais nove foram classificados como finalistas.

– Essa premiação veio somente fortalecer o que já faço com dedicação, pois sou um apaixonado por compras públicas, embora trabalhemos em outras ações da Lei Geral, como a desburocratização, por exemplo. Estou muito feliz, realizado e com forças renovadas para continuar esse trabalho. Por isso, quero dividir esses prêmios com todos os meus companheiros de equipe, os demais agentes de desenvolvimento de Cantagalo – disse Braz, bastante emocionado.

Também participaram do evento em Vassouras os ADs Ângelo Machado (secretário municipal de Administração), Vanilda Pinheiro e Aline Bernal (coordenadora da Sala do Empreendedor). Todos, que fazem parte da equipe de trabalho, contam com capacitação para a função ministrada pelo Sebrae, os cursos AD básico e AD Avançado.

Mas a região saiu ainda mais fortalecida do evento, pois, dos quatro prêmios entregues, três ficaram com municípios integrantes do recém-criado Comitê de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana. Além dos dois de Jorge Braz Cardoso Ferreira, a Agente de Desenvolvimento Elizete Rangel, de Cachoeiras de Macacu, faturou o troféu da categoria ‘Gestão e Estruturação’.

O prêmio, conforme o Sebrae, reconhece o trabalho realizado pela AD na Sala do Empreendedor de Cachoeiras de Macacu, referência no estado no quesito desburocratização, uma das mais importantes ações previstas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O quarto prêmio foi para Macaé.

A premiação foi uma das formas encontradas pelo Sebrae de valorizar os agentes de desenvolvimento que se destacaram no último ano em suas atividades, valorizando o nível de organização do AD em suas atividades diárias, além da sua articulação em mobilizar e dar continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento de seu município, transformando-o e incorporando-o à atuação de áreas como planejamento, gestão, finanças e desenvolvimento econômico.

MICROEMPRESÁRIO – Os Agentes de Desenvolvimento de Cantagalo também levaram para Vassouras o microempresário Victor Silveira Abreu, sócio-proprietário de uma loja de materiais de construção na cidade, que deu seu depoimento sobre participação nos processos licitatórios organizados pela Prefeitura.

– As licitações de Cantagalo são muito organizadas, os editais são bem claros e voltados a beneficiar os pequenos negócios, conseguindo favorecer especialmente quem empreende dentro do próprio município. Nossa empresa, que conta com 12 funcionários hoje, participa das compras públicas há 13 anos, e temos a Prefeitura como uma de nossas maiores clientes, sem falar que o pagamento sempre foi em dia e dentro dos 30 dias. Outra coisa que quero destacar é a importância de participação nos pregões presenciais. Enquanto muitas empresas têm medo dessa modalidade, nós temos participado e feito grandes negócios, sem nenhum receio. Penso que vontade fazer pelos pequenos negócios e transparência têm sido a grande alavanca propulsora da economia local em Cantagalo – disse Victor Abreu.

COMITÊ – O recém-criado Comitê de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana tem como meta unir 12 municípios com a proposta de unificar as ações que vêm sendo implementadas através do cumprimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que, atualmente, na região, conta com dois municípios referência: Cantagalo (Compras Governamentais) e Cachoeiras de Macacu (Desburocratização).

A intenção é tornar essas ações niveladas em todos os municípios integrantes do comitê até final de 2017, um desafio e tanto se for considerado que, dos 12 municípios alvo do trabalho, apenas sete integram o comitê até agora: Cantagalo, Cordeiro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Sumidouro e Trajano de Moraes.

Considerado o primeiro do país com a proposta de unir agentes em torno do desenvolvimento de uma região, o comitê foi convidado a integrar a grade da programação do 2º Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado em Vassouras, na última quarta-feira, 30 de setembro, para falar sobre essa proposta dentro do painel ‘O Futuro das Redes dos Agentes de Desenvolvimento.

Defendendo o bloco de municípios no evento, o AD de Cantagalo Jorge Braz Cardoso Ferreira, que também coordena o comitê, não só falou das primeiras ações, da visão e das metas do grupo, mas das estratégias para atingir essas metas, o que começa, com apoio do Sebrae, com a preparação de um plano estratégico de trabalho, que já está em fase final de elaboração e que também será apresentado a todos os prefeitos desses municípios alvo.

Fotos: Gilmar Marques

Jorge Braz Cardoso Ferreira (Cantagalo) ficou com dois prêmios - ‘Solução Inovadora’ e ‘AD Destaque do Rio de Janeiro’ -, enquanto Elizete Rangel (Cachoeiras de Macacu) faturou o prêmio na categoria ‘Gestão e Estruturação’

Fotos: Gilmar Marques

Palestras destacaram a importância do trabalho dos agentes como articuladores do desenvolvimento em seus municípios

Fotos: Gilmar Marques

Victor Abreu, microempresário de Cantagalo, foi convidado a participar de um painel contando sua experiência ao negociar com a Prefeitura através dos processos licitatórios com editais exclusivos para os pequenos negócios

Fotos: Gilmar Marques

Jorge Braz Cardoso Ferreira, agente de desenvolvimento de Cantagalo, também foi o responsável por falar sobre a criação do Comitê de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana, do qual é coordenador

Fotos: Gilmar Marques

Evento, realizado em Vassouras, reuniu agentes de desenvolvimento de todo o estado, além de convidados de várias partes do país

Fotos: Gilmar Marques

Além de Jorge Braz (C), também participaram do evento os agentes de desenvolvimento Ângelo Machado (secretário de Administração, à esquerda), Aline Bernal (coordenadora da Sala do Empreendedor, ao fundo à direita) e Vanilda Pinheiro (assessora de Cultura, à direita)