Notícias e Informativos

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer divulga resultado do concurso municipal de poesia 2020 – homenageada Dyrce Pinto Machado

  • Fonte: Assessoria de Comunicação
  • Publicado em: 04/08/2020
  • Assunto: Cultura

Com aproximadamente 400 (quatrocentas) inscrições de todos os cantos do país, o Concurso Municipal de Poesia 2020 cumpriu seu objetivo em homenagear e fomentar a cultura literária a âmbito nacional.

 

O concurso homenageia Dyrce Pinto Machado, mais conhecida como “tia Dyrce”. Filha mais nova de uma prole de 14 (quatorze) filhos dos imigrantes portugueses Angelina Pinto Machado e Manoel Pinto Machado.

Desde cedo seu hobby é fazer roupas para bonecas. Ela é detentora de um acervo enorme de bonecas vestida em trajes típicos de vários países. Formada em contabilidade, trabalhou como inspetora de alunos no grupo Escolar Lameira de Andrade onde a dedicação às crianças sempre foi o seu melhor compromisso.

Foi o irmão, Adalto Pinto Machado, poeta, escritor e trovador que a levou ao mundo das trovas e poemas. Desde então, Tia Dyrce coleciona diversos escritos, troféus e premiações, merecendo, portanto, a homenagem da Prefeitura Municipal de Cantagalo.

 

Link da homenagem: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldecantagalo/posts/1332264576965448

 

Os jurados do concurso foram:

Janaína da Cunha, filha de Aldenise Teixeira Franco e Euclydes Rodrigues da Cunha Neto, nasceu no dia 2 de junho de 1972 na cidade de Três Rios, região sul do estado do Rio de Janeiro. É bisneta caçula do grande escritor Euclydes da Cunha, autor da célebre obra Os Sertões, entre outras obras importantes.

     Jornalista, intérprete poética, atriz, produtora cultural, artista multicultural, pesquisadora cultural, ativista sociocultural, doutora Honoris Causa em literatura, escritora, poeta e educadora montessoriana. Começou sua carreira Artística e Literária no ano de 1981, aos nove anos de idade. É fundadora do Projeto Movimento Identidade Cultural e do evento, apresentado em bares e restaurantes do RJ, com o mesmo nome. Ajudou a fundar várias instituições culturais no Brasil e no exterior, colaborando também com a criação e montagem de bibliotecas em favelas em vários estados brasileiros.

     Participou de inúmeras antologias e coletâneas. Autora das obras: "Entrega: A Essência de Uma Mulher", "Versos Soltos", "ELA & Ele: Rabiscos de Amor" e "Palavra de Mulher". 

     Possui quatro filhos e uma neta.  Uma educadora montessoriana que usa a arte como instrumento positivo de transformação humana. Atualmente mora em Resende (RJ).

José Huguenin é natural de Cantagalo – RJ, nasceu em 09 de fevereiro de 1978, é Doutor em Física e professor da Universidade da Federal Fluminense em Volta Redonda – RJ, onde mora. Apaixonado por literatura, leitor ardoroso, escreve desde a adolescência tendo sido laureado em vários prêmios literários de poesias e contos. Participou de várias antologias. Tem livros publicados nos gêneros poesia (Vintém 2013, Experimentos poéticos-2016 e Koiah-2019), crônicas (“De manga a jiló provei na terra onde me batizei”- 2014), Ensaio “Estranhezas e mitos da Mecânica Quântica”- 2014), contos (“A parede & outros contos” – 2015) , fotografia (“Raio de sol” - 2019) e romance (“O vaqueiro e o jornalista” - 2018) . Teve em 2015 o conjunto de poemas “O movimento das palavras” publicado na Revista Brasileira, tradicional publicação da Academia Brasileira de Letras- ABL.  É Membro efetivo da Academia Volta-redondense de Letras (AVL).  É o Coordenador Editorial da AVL.

Matheus Lucas de Arruda Camara, bacharel em direito pela UNESA e estudante do curso de história pelo CEDERJ/UNIRIO. Assessor de Cultura da Prefeitura Municipal de Cantagalo participou de diversos projetos ligados à figura do escritor Euclides da Cunha, tendo fundado juntamente com cinco amigos, a Juventude Euclidiana Cantagalense, no ano de 2011, grupo voltado ao estudo da vida e obra de Euclides da Cunha. Poeta, participou de diversos concursos Brasil afora, tendo sido premiado em primeiro lugar em várias oportunidades. Seu poema que mais se destaca é denominado “ Um País Histórico”, publicado na antologia “Novos talentos da Poesia – CESGRANRIO” em cerimônia na Academia Brasileira de Letras em 2012.

Os jurados avaliaram a poesia com pseudônimo, sem ter acesso aos nomes dos concorrentes. Prezando pela imparcialidade analisaram, conforme disposto no edital, os critérios de originalidade, criatividade e mérito literário.

 

Conheça os vencedores: 

 

1º LUGAR

POEMA: VERSO VIDA

AUTOR(A): ROBINSON SILVA ALVES - COARACI-BA

MINI-BIOGRAFIA: Nascido em Coaraci-Ba, sou formado em Filosofia, atualmente estou concluindo o curso de Pós Graduação em Gestão Cultural, tenho na bagagem algumas premiações literárias .

 

2º LUGAR

POEMA: CORDEL A DYRCE PINTO MACHADO 

AUTOR(A): PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA CARUSO – NITERÓI-RJ

MINI-BIOGRAFIA: Carioca nascido a 19-07-1975. Servidor do estado do Rio de Janeiro. Administrador, advogado e estudante de Letras (tudo pela UFF). Atual Presidente da Academia Brasileira de Trova.

 

3º LUGAR

POEMA: GÊNESIS

AUTOR(A): LARA DE PAULA PASSOS – BELO HORIZONTE- MG

MINI-BIOGRAFIA: 1995, Minas Gerais. Setelagoana, feita de água da beira ao fundo. Arqueóloga nas horas vagas, poeta em tempo integral. Pós graduada pela UFMG, escritora pela vida. Bisneta de Paula, a que originou o sobrenome; carregando consigo a potência das mulheres negras de toda a família. Buscando caminhos de cura ancestral com a junção de escrevivência e viverciência a partir da arqueopoesia.



4º LUGAR

POEMA: QUEM ÉS TU?

AUTOR(A): AUGUSTO BARIONI GASPAR – RIBEIRÃO PRETO - SP

MINI-BIOGRAFIA: Sou um apaixonado pelo universo da poesia, e demais formas de artes. Venho ensaiando e prorrogando o sonho de publicar minhas obras amadoras, escrevinhador de papel de pão, rabisco sem parar. Sou funcionário público, já trabalhei com TI, e assistência social. Mas meu sonho, que é me tornar escritor... só procrastinei. 

 

5º LUGAR

POEMA: TEMPO 

AUTOR(A): RICARDO MIUTI JÚNIOR – SÃO PAULO - SP

MINI-BIOGRAFIA: Ricardo Mituti é jornalista e escritor. É coautor de O Brasil do Sol Nascente e autor de Histórias (Quase) Verídicas e Órfãos de São Paulo. É, ainda, idealizador e apresentador do talk show lítero-cultural Epígrafes, no ar na internet entre 2016 e 2018, e da experiência literária Viva Livros. Também é coordenador de Laboratório de Leitura, metodologia de leitura e releitura compartilhada que fomenta a humanização pelos livros.