Projeto audiovisual de alunos de Cantagalo é finalista nacional no prêmio PVE e está na fase de votação

• Publicado em: 31/01/2020
  • Assunto: Educação

Recentemente foi divulgado, o resultado com os finalistas do Prêmio PVE, fruto da parceria do município de Cantagalo com o Instituto Votorantim, que há três anos desenvolve projetos ligados a educação na cidade. Sendo assim este ano foi selecionado o Projeto CineCon, elaborado por jovens da Escola Estadual Conde de Nova Friburgo, pertencentes a rede jovem de mobilização no PVE em Cantagalo. No ano passado, a Escola Municipal Lúcia Helena Pinheiro do Couto foi destaque nacional no Prêmio PVE.

Por meio do audiovisual, o projeto CineCon, do grupo de jovens, fomentou a discussão de temas importantes para os jovens e adultos e utilizou as redes sociais para gerar o debate sobre os temas escolhidos. O objetivo era de passar e mostrar a realidade para a sociedade utilizando-se das ferramentas do áudio e vídeo, que atualmente atingem não somente o público jovem, mas a todos.

“A alegria é grande de estar na etapa final do Projeto PVE, Parceria pela Valorização da Educação, que desenvolvemos em parceria com a Votorantim. Deixo aqui meus parabéns aos jovens da Escola Estadual Conde de Nova Friburgo finalista desta etapa. O município de Cantagalo, através da Secretaria de Educação, parabeniza vocês jovens finalistas. Façam parte desta corrente e vamos a votação!” - Destacou Carla Guimarães, Secretária Municipal de Educação.

Vale ressaltar que o grupo jovem de mobilização pode ser formado por um estudante ou não, caso for estudante, pode ser da rede pública ou privada.

“O sentimento é indescritível!Sempre trabalhamos no Conde estimulando o protagonismo juvenil,  a escola tem essa função social e necessita ser um local onde os alunos possam desenvolver as suas  potencialidades e colocá-las a serviço da sociedade. Receber esse prêmio, sem dúvida, é uma grande conquista, um reconhecimento para esses jovens que sempre são muito ativos na comunidade de Euclidelândia.” - Declarou a Diretora da Escola Estadual Conde de Nova Friburgo, Fabianna Molin

Dentro do contexto do projeto, uma atuação importante para atuar como um elo entre sociedade, poder público e empresa, sãos as técnicas mobilizadoras. Atualmente estão responsáveis por esta função Angélica Cosendey - técnica de mobilização da secretaria municipal de educação e  Aline Franco, Técnica de Mobilização da Votorantim.

“Eu como mobilizadora do PVE, me sinto extremamente orgulhosa em fazer parte desse momento, onde os jovens do município de Cantagalo do Conde de Nova Friburgo, em Euclidelândia, estão sendo reconhecidos pelo projeto CineCon abordando temas que fazem parte da realidade de todos, de uma forma lúdica e que nos faz refletir sobre a importância da educação no desenvolvimento da sociedade.” - Destaca Aline Franco.

A Parceria pela Valorização da Educação (PVE) é um Programa do Instituto Votorantim em parceria com as empresas do Grupo e a Suzano. O PVE tem como estratégia a atuação em duas frentes: qualificação das práticas de gestão educacional escolar e o engajamento na mobilização social.

O PVE fortalece sua proposta de valor inspirada na mensagem “Estar presente faz a diferença”, convidando diversas esferas da sociedade – gestores públicos, famílias, educadores, empresas, funcionários e parceiros – a participarem ativamente para promover uma educação pública de qualidade.

"É uma emoção muito grande de vermos nossos jovens Cantagalenses na final desse projeto que acontece em mais de 100 cidades de nosso país, já é uma vitória. Com isso, mostramos para todos os jovens que eles tem a força de realizar qualquer sonho é Que nada é impossível quando lutamos para acontecer. Enfatizo, que os jovens são futuro da nossa nação e com a sensibilidade mostrada por eles nesse projeto com os problemas contemporâneos vividos em nossa sociedade sendo vistos por eles e buscando ajudar o próximo e acolher. É possível que está situação mude se mais jovens tiverem esse mesmo olhar. Pois estes são o futuro  de nossa sociedade." - Angelica Cosendey - técnica de mobilização da secretaria municipal de educação

Para votar acesse: https://premiopve.hardfunstudios.com/votes#video-link